Londres, 09 (AE-DOW JONES) - A Bolsa de Londres fechou hoje (09) com o índice FT-100 em queda de 55,0 pontos (0,94%), em 5.779,9 pontos. O volume alcançou 1,018 bilhão de ações negociadas.
Traders ouvidos pela Dow Jones disseram que a abertura em queda em Nova York exacerbou o pessimismo no mercado londrino. Segundo Corey Miller, estrategista do Paribas, é menor a expectativa de novos cortes de juros pelo Banco da Inglaterra.
Outro fator para o sentimento negativo do mercado foram as quedas de hoje nos mercados de ações de toda a Europa, atribuído ao pessimismo em relação às economias do continente.
Nesta quarta-feira, às 8h30 (de Brasília), o Banco da Inglaterra divulga seus indicadores trimestrais de inflação. O mercado estará atento aos dados, em busca de sinais sobre o comportamento futuro das taxas de juro. Os investidores também estão cautelosos quanto aos balanços das grandes empresas em 1998. O da Royal Dutch-Shell deve sair na quinta-feira e o do grupo Lloyds TSB na sexta.
Hoje, algumas ações reagiram ao anúncio de resultados do ano passado, como Smithkline Beecham (alta de 4,14%), British Airways (+1,84%) e Reuters (-3,81%).
Na Bolsa de Paris, o índice CAC-40 caiu 115,53 pontos (2,78%) e fechou em 4.038,49 pontos. O volume alcançou 2,6 bilhões de euros.
Segundo Eric Mariotte, da corretora CLC Bourse, o mercado francês acompanhou a abertura em queda em Nova York.
Com a menor expectativa de novos cortes nas taxas de juro na Europa, as ações dos bancos estavam entre as que mais caíram (Societé Générale -4,7%, Banque Nationale de Paris -4,7%, Paribas - 3,4%). As ações da France Telecom caíram 4,4%, depois de a empresa anunciar uma alta de tarifas. Na Bolsa de Frankfurt, o índice Xetra-DAX caiu 201,77 pontos (4,0%), para fechar em 4.850,67 pontos. A queda foi atribuída à influência de uma forte baixa no mercado de futuros, além da abertura em baixa em Nova York.
Entre as blue chips, a exceção foi a Adidas-Salomon, cujas ações subiram 2,9%, em reação a recomendações positivas de analistas. Algumas ações que haviam subido muito cederam à realização de lucros, como Mobilcom (-5,7%) e BMW (-1,4%). As da Metallgesellschaft, que haviam avançado 14,7% ontem, caíram 8,8%.

mockup