Londres fecha em alta de 0,97%; Paris sobe 1,47%.
Londres, 19 (AE-DOW JONES) - A Bolsa de Londres fechou hoje (19) com o índice FT-100 em alta de 60,3 pontos (0,97%), em 6.266,7 pontos. O volume ficou em 1 bilhão de ações negociadas.
Traders ouvidos pela Dow Jones atribuíram a alta a notícias positivas de empresas locais e à abertura positiva em Nova York. As ações da British Telecom subiram 4,58%, em reação ao balanço positivo da empresa no ano fiscal.
Na Bolsa de Paris, o índice CAC-40 subiu 63,17 pontos (1,47%)
para fechar em 4.375,91 pontos. O mercado reagiu a notícias positivas sobre companhias francesas e à abertura em alta em Nova York. As ações da France Telecom subiram 1,8%.
"Houve alguma arbitragem, com vendas de ações da Deutsche Telekom para comprat France Telecom, dada a incerteza que cerca o plano de fusão entre a DT e a Telecom Italia", afirmou Jean-Charles Gand, da Societé Générale Asset Management.
As ações dos bancos subiram, em meio a novas especulações sobre fusões (Paribas +4,1%, BNP +4,0%, Socgen +1,8%).
As ações da empresa de TV Canal Plus subiram 3,7%, em reação à notícia de que a Telecom Italia e a News Corp., do empresário Rupert Murdoch, adiaram para o fim do mês a assinatura de seu acordo sobre a Stream, subsidiária da TI no setor de TV digital paga. A compra da Stream, que é concorrente de uma unidade da Canal Plus, pode ser cancelada caso dê certo a aquisição da TI pela Olivetti.
Na Bolsa de Frankfurt, o índice Xetra-DAX subiu 52,83 pontos (1,0%) e fechou em 5.213,30 pontos. O volume foi pequeno, devido à incerteza quanto à direção das taxas de juro nos EUA. Os destaques do pregão foram as ações da seguradora Munich Re (+2 8%) e as da empresa de software SAP (+5,6%), ambas reagindo à elevação de recomendações por parte de analistas.





