Londres fecha em alta de 0,21%; Paris sobe 0,66%.
Londres, 06 (AE-DOW JONES) - A Bolsa de Londres fechou hoje (06) com o índice FT-100 em alta de 13,0 pontos (0,21%), em 6.097,5 pontos. O volume alcançou 1 bilhão de ações negociadas, mas cerca de 188 milhões corresponderam a negócios com as ações do recentemente listado grupo Corus, formado pela British Steel e o grupo holandês Koninlijke Hoogovens. As ações da Corus caíram 3,6%.
Segundo traders ouvidos pela Dow Jones, a decisão anunciada ontem pelo Fed norte-americano, de manter as taxas de juro inalteradas e adotar um viés de alta, não teve impacto negativo no mercado londrino. A abertura em alta hoje em Nova York beneficiou a Bolsa britânica. As ações da empresa de telecomunicações Energis subiram 13%, devido à expectativa de que ela faça uma oferta pela divisão de comunicações da Racal Electronics. A alta beneficiou outras ações do setor, como Colt Telecom (+6,6%). No setor de transportes, as ações da British Airwayes caíram 4,8%, devido à decepção do mercado com o número de passageiros transportados pela empresa no mês passado. As da BAA caíram 2,8%, devido à suspensão das atividades de seu serviço expresso para o aeroporto de Heathrow, que parte da estação ferroviária de Paddington (local do acidente de ontem, que deixou pelo menos 27 mortos). As ações do setor ferroviário sofreram fortes quedas: Go-Ahead -9,2%, Railtrack -3,7%.
Na Bolsa de Paris, o índice CAC-40 subiu 30,59 pontos (0,66%) e fechou em 4.691,72 pontos. As ações da empresa de serviços de transmissão de dados Equant subiram 5%, em meio a especulações de que a France Telekom ou a Deutsche Telekom poderão fazer uma oferta pela companhia, depois de venderem suas participações na Sprint à MCI Worldcom. As ações da indústria de tabaco Seita caíram 5,7%, devido à realização de lucros. Elas haviam subido muito nos últimos di as, após o anúncio da fusão com a Tabacalera, da Espanha.
Na Bolsa de Frankfurt, o índice Xetra-DAX avançou 51,47 pontos (0,95%) e fechou em 5.353,32 pontos. O destaque do pregão foram as ações da seguradora Allianz, que subiram 1,6% depois de a empresa confirmar que está negociando a compra da norte-americana Pimco Advisors Holdings. No setor elétrico, as ações da Veba subiram 4,8% e as da Viag avançaram 4,4%. Ambas haviam caído muito recentemente, devido à realização de lucros, depois de subirem em reação a seu plano de fusão. As ações dos bancos recuaram, em meio à cautela dos investidores antes da reunião do Banco Central Europeu, nesta quinta-feira (Deutsche Bank -0,4%, Dresdner Bank -0,4%). A expectativa do mercado é que as ações do setor subam, caso o BCE mantenha as taxas de juro inalteradas ou decida por uma elevação de 0,25 ponto porcentual. Para Martin Siegel, da SAL Oppenhe imer, uma elevação de 0,50 ponto porcentual seria "uma catástrofe".





