Não tem como negar, a Páscoa combina com almoço em família e, claro, com aquele chocolate. Seja em formato de ovo, barra ou bombom, o importante é aproveitar o doce. Na manhã deste sábado (30), véspera de Páscoa, muitas pessoas aproveitaram para comprar mimos para amigos e familiares. Para os lojistas, o movimento é muito bem vindo, ainda mais com as vendas abaixo do esperado em 2024. Para contornar o cenário, a solução encontrada tem sido trazer opções diferenciadas de cestas para atrair os clientes.

Um dos responsáveis por uma loja de doces e artigos para festas na região central de Londrina, que preferiu não se identificar, explica que, para este ano, eles trouxeram algumas opções diferentes de presentes para a Páscoa. A primeira é para quem deseja montar a própria cesta de chocolates, doces e mimos, já que a loja tem desde as formas para a confecção dos ovos até os coelhinhos de pelúcia para complementar o presente.

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Outra opção é pelas cestas já prontas ou que podem ser montadas na hora de acordo com a vontade do cliente, o que não tem custo extra. “A gente percebeu que o que está vendendo muito é chocolate, então o pessoal está confeccionando ovo, mas essa parte de ursinhos de pelúcia, de mimos para adicionar nas cestas, não saiu tanto quanto a gente esperava”, admite.

Ele garante que a expectativa para essa Páscoa não era a melhor, então a compra de estoque já foi reduzida se comparada a anos anteriores. Apesar de ainda ser cedo para afirmar, a previsão é de que as vendas deste ano fiquem, ao menos, 20% mais baixas em relação a 2023. Sobre a queda, ele conta que percebeu um endividamento maior por parte dos clientes, que estão tentando economizar da forma que podem, assim como muitas reclamações a respeito do salário baixo, que não deixa uma folga no orçamento para gastar em chocolates.

Segundo lojista, queda nas vendas tem a ver com o endividamento maior por parte dos clientes
Segundo lojista, queda nas vendas tem a ver com o endividamento maior por parte dos clientes | Foto: Jéssica Sabbadini

Para tentar amenizar a redução, a loja adotou algumas estratégias para chamar a atenção dos clientes. A opção de montar a cesta de acordo com os gostos e bolsos de cada um já é um diferencial, assim como incluir ovos de chocolate nas cestas já prontas, deixando o presente mais bonito aos olhos dos consumidores. Segundo ele, nos anos anteriores eles já tinham vendido todos os ovos; neste ano, apesar de já terem comprado uma quantidade menor, ainda restam unidades, o que motivou a decisão de incrementar as cestas para que o doce não fique parado. “A gente tem que tentar achar artifícios para alcançar os clientes porque está bem difícil”, afirma.

Criticando a falta de investimentos por parte do município na região central, ele garante que uma atenção maior para o Calçadão poderia trazer cada vez mais pessoas para o comércio de rua. “Fica difícil a gente concorrer com os shoppings, que têm estacionamento gratuito, ar condicionado, é mais seguro, então o cliente acaba indo para lá, paga mais caro, às vezes até um dinheiro que ele não tem, consome menos, por conta desses fatores”, opina.

O responsável pela loja de doces e artigos para festas ressalta que o perfil dos clientes também vem mudando, sendo que agora os aposentados são os principais consumidores, já que possuem uma renda fixa todos os meses. Segundo ele, são, principalmente, avós comprando doces para os netos. Esse é o caso da aposentada Percília Aparecida Soares, 57, que comprou quatro cestas de chocolates e ovos para os netos, que têm 5, 8, 9 e 10 anos. “Eles estavam pedindo para eu levar [as cestas], então não dá [para ficar sem comprar]”, garante. Ela conta que preferiu já comprar as cestas montadas e iguais para agilizar o retorno para casa e, também, para que os netos não briguem por conta de algum chocolate ou brinquedo diferente. “Eles estão ansiosos, acho que não veem a hora que volto para casa”, afirma aos risos.

O CHOCOLATE ESTÁ SALGADO

Em uma loja de uma rede nacional de chocolates, também no centro da cidade, o movimento era intenso e algumas prateleiras já estavam ficando vazias conforme as mãos iam escolhendo o tamanho e o sabor de cada ovo do chocolate. A estudante de medicina Kely Moraes, 37, já estava escolhendo os presentes dos filhos, que têm 7 e 14 anos. Para o mais novo, ela conta que vai levar um com tema de personagem; o mais velho já não tem mais interesse pelo brinquedo, só quer aproveitar o chocolate.

Imagem ilustrativa da imagem Lojistas se reinventam para garantir vendas na Páscoa
| Foto: Jéssica Sabbadini

Para ela, os preços estão muito mais salgados do que no ano passado, mas que ainda compensa comprar se comparado aos preços dos ovos de marcas convencionais que são vendidos nos supermercados. “Em vista da qualidade do chocolate, é melhor [comprar] aqui do que lá”, garante.