BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) - Um decreto publicado nesta sexta-feira (3) no Espírito Santo define um retorno gradual do comércio no estado e autoriza abertura parcial. A determinação para o fechamento iria até este sábado.

Entre as lojas que podem voltar a funcionar na próxima segunda-feira, início da Semana Santa, estão lojas de chocolate. Além delas, o decreto autoriza abertura de lojas de conveniência, de material de construção, de peças automotivas, de veículos automotores, borracharias e oficinas de veículos automotores e bicicletas.

Os estabelecimentos que tiveram funcionamento autorizado devem seguir um protocolo da Secretaria da Saúde do estado.

Além disso, lojas como material de construção, peças automativas e borracharias tem horário de atendimento presencial fixado entre 10h e 16h. Retiradas de mercadorias e serviço de entrega não tem limitação de horário.

Durante a semana, o governador Renato Casagrande (PSB) já havia definido que shoppings só voltam a abrir no estado a partir do dia 12 de abril. A medida ainda pode ser revista, alertou ele.

Nesta quinta, o prazo de suspensão do funcionamento do comércio em geral também foi prorrogado para a mesma data.

O Espírito Santo tem 139 casos confirmados do novo coronavírus e duas mortes. O estado também confirmou transmissão comunitária da doença, quando não há como identificar a origem da contaminação.