Lixo de hospital é jogado em rodovia
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Micaela Orikasa <br> Reportagem local 
Londrina - Ontem pela manhã, funcionários da Eletrosul, que fica às margens da PR-445 (Zona Sul), encontraram produtos recicláveis de origem hospitalar, espalhados pelo acostamento.
''A gente começou a limpar parte do lixo que estava na entrada da empresa, mas nos demos conta que era material de hospital. Nós ficamos assustados com o conteúdo e achamos melhor não mexer mais'', disse o funcionário de limpeza e serviços gerais da Eletrosul, Diego Rocha.
De acordo com Luciane Oliva, que mora nas proximidades, os sacos de lixo caíram de um caminhão na tarde de terça-feira. ''O motorista até parou para recolher, mas acabou deixando alguns na pista. Os carros foram passando por cima e o lixo foi se espalhando'', revelou.
No local foram encontrados seringas sem agulhas, algodão, gazes e equipos (mangueiras de soro e transfusão), bolsas de soro e embalagens vazias de medicamentos, além de muitos copos plásticos.
Alguns frascos de soro estavam etiquetados pela Santa Casa de Londrina, e apesar do volume maior de lixo ser reciclável e limpo, foi possível encontrar um equipo com sangue.
Segundo a gerente executiva da Santa Casa, Ana Paula Cantelmo Luz, o equipo com resíduo de sangue foi misturado erroneamente ao material reciclável. Ela explica que o serviço de coleta de lixo é terceirizado, mas o recolhimento dos recicláveis tem sido realizado pela Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Londrina (Coopersil).
Na última sexta-feira, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) assinou um contrato com a Coopersil para o transbordo dos sacos de lixo com resíduos e materiais recicláveis até os galpões de reciclagem. O contrato tem vigência de seis meses.
A assessoria da CMTU informou que recolheria o lixo e vai confirmar qual empresa realizou o transporte. Com a confirmação, a empresa será notificada pelo ocorrido.


