Nos últimos 50 anos, a história de Londrina tornou-se indissociável da presença da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Por isso, estabelecer de modo preciso a dimensão exata em que a instituição de ensino contribuiu para o desenvolvimento da cidade é uma tarefa complexa, que requer compreensão das dinâmicas regionais, além de uma metodologia científica rigorosa.

UEL tem papel preponderante na formação da mão de obra qualificada que possibilitou o crescimento e a modernização da economia de Londrina
UEL tem papel preponderante na formação da mão de obra qualificada que possibilitou o crescimento e a modernização da economia de Londrina | Foto: Roberto Custódio

A Associação de Ex-Alunos da UEL (Alumni UEL) acolheu esse desafio ao promover a live “A importância da UEL para o desenvolvimento de Londrina e região”, transmitida pelo Youtube da entidade na noite de quarta-feira (20).

Participaram do evento dois economistas, o reitor da UEL, Sérgio Carvalho, e o pesquisador Venâncio de Oliveira, que investiga o impacto do investimento público na universidade, o jornalista e presidente do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina), Tadeu Felismino, e a socióloga Ileizi Fiorelli, ex-aluna e professora da universidade.

Imagem ilustrativa da imagem Live marca 50 anos de contribuição da UEL para o desenvolvimento de Londrina
| Foto: Reprodução/Alumni UEL

Carvalho salientou o papel da UEL na formação da mão de obra qualificada que possibilitou o crescimento e a modernização da economia de Londrina. “A UEL tem representantes em todos os espaços públicos da sociedade. E agora está dando uma contribuição em todas as governanças de inovação do município”, afirmou.

No entanto, com pelo menos 400 docentes a menos do que necessário, o peso da UEL para o desenvolvimento da região pode estar ameaçado. “O principal limitador para continuarmos dando a contribuição de qualidade em termos de produção e desenvolvimento para região é a falta de reposição do nosso quadro intelectual, dos nossos docentes, que muitas vezes não conseguem fincar suas raízes aqui.”

Na sequência, foi a vez de Venâncio de Oliveira traduzir em números a relevância econômica da UEL. Autor de uma pesquisa encomendada pelo Sindiprol/Aduel (entidade sindical que representa os docentes da instituição), ele concluiu que cada real investido na instituição de ensino se transforma em R$ 1,57 em renda do trabalho no Paraná e R$ 2,13 em valor agregado na economia do estado.

A doutora em Sociologia pela USP (Universidade de São Paulo) e ex-aluna da UEL Ileizi Fiorelli engrossou as críticas pela falta de investimento público e afirmou que os principais beneficiários dessa política econômica são os mais ricos, em detrimento da camada mais empobrecida da população, que depende dos serviços públicos.

“A criação de sistemas públicos de educação e outros serviços vem para civilizar - no bom sentido da palavra - as relações sociais, de tentar diminuir bastante essa desigualdade social. A fome voltou com toda a força, isso tem a ver com a destruição do serviço público, entre eles a UEL”, ponderou.

POLO EDUCACIONAL

A última fala da transmissão ao vivo foi do jornalista Tadeu Felismino. Atual presidente do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina), ele já fez uma reconstituição histórica do desenvolvimento de Londrina e destacou que a UEL deu o pontapé inicial para a transformação da cidade no polo educacional que é hoje.

“Surgiram aqui outras instituições de grande porte aqui. A Unifil é contemporânea da UEL. A PUC veio recentemente, e tem a Unopar, que adquiriu grande expressão. Hoje já contamos com outras, como a UTFPR e os institutos federais. Ou seja, tudo isso é resultado daquele lastro criado pela universidade”, disse.

O Conselheiro-Geral da Alumni UEL, o médico Gilberto Martin, avaliou o evento como um momento de reflexão sobre a necessidade de defesa da UEL como uma instituição pública, gratuita, plural e de qualidade. “É necessário que as lideranças políticas entendam a importância que tem de fazer o investimento numa instituição como a UEL. A UEL não significa despesa, é um investimento importantíssimo para a cidade e para a região. Tudo o que nós ganhamos nos últimos 50 anos, podemos perder nos próximos 50 anos”, disse Martin.

ALUMNI

A Alumni UEL (Associação de Ex-Alunos da Universidade Estadual de Londrina) foi criada no dia 5 de outubro de 2017, com a participação de dezenas de profissionais que se formaram pela UEL. Um de seus principais objetivos é a defesa da UEL como uma universidade pública gratuita, plural, democrática, autônoma e inclusiva.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1