O Judiciário paranaense vai descer a serra este verão rumo ao Litoral. A Operação Verão 98, tocada em conjunto com as polícias Civil e Militar, vai instalar Juizados Especiais em Guaratuba, Caiobá, Praia de Leste e Paranaguá para resolver pequenos conflitos - como pequenos acidentes de trânsito e reclamações contra barulho excessivo provocado por vizinhos -, previsíveis em função do grande número de veranistas nas praias.
Estima-se que durante a temporada de verão, 1 milhão de pessoas frequentem o Litoral paranaense. ‘‘Trata-se de um projeto revolucionário que o Tribunal de Justiça já desencadeou e que vai aproximar a Justiça da população’’, afirma o vice-presidente do TJ e coordenador da iniciativa, desembargador Darcy Nasser de Mello (foto).
‘‘Problemas como um pequeno acidente de trânsito serão resolvidos na hora’’, diz Nasser de Mello. ‘‘Nos verões anteriores, depois de um acidente desse tipo, as pessoas acabavam voltando para suas cidades e o processo se arrastava por anos’’, lembra.
Os Juizados Especiais vão trabalhar em conjunto com as polícias Civil e Militar. ‘‘Nessa época do ano na região é comum crianças dirigindo motonetas perigosamente, o pai empresta o carro para o filho menor de idade e acabam acontecendo pequenos conflitos. Nesse verão, a Justiça vai funcionar rápido’’, diz o desembargador.

mockup