A linha de ônibus Bela Vista Paraíso/Porecatu (Via Alvorada do Sul), que foi suspensa no dia 16 de novembro, voltou a funcionar dois dias depois, mas em fase de testes. O DER/PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) informa que abriu chamamento público convocando novas empresas para assumir a linha, uma vez que a Viação Garcia, que era a operadora anterior, desistiu da linha, considerada deficitária. A Viação Garcia enviou comunicado que "confirma a desativação do serviço, com a devida autorização do DER, que é o órgão gestor das linhas metropolitanas."

Alvorada do Sul foi um dos municípios atingidos pela interrupção da linha de ônibus.
Alvorada do Sul foi um dos municípios atingidos pela interrupção da linha de ônibus. | Foto: Arquivo Folha

Segundo o órgão, a empresa JD Transportes e Turismo declarou interesse, e tendo encaminhado documentação, foi autorizada e já está operando a linha desde sexta-feira (18).

“Como alternativa para tornar a operação viável, garantindo o atendimento contínuo ao público usuário, ela se tornou rodoviária, trazendo assentos mais confortáveis, com exigência de menor capacidade máxima de passageiros, porém com tarifas mais elevadas que uma linha metropolitana, já demonstrada inviável. A medida foi autorizada a caráter de teste, justamente para verificar se a operação da linha se torna economicamente viável”, diz o comunicado do DER/PR.

O empresário João de Deus de Souza, da JD Transportes e Turismo, afirmou que está acertando detalhes da documentação para oficializar a linha. “Eu ainda não posso declarar ter assumido o trajeto, porque preciso que o DER me devolva a confirmação do contrato para ser publicado no Diário Oficial. Acredito que no máximo no começo da semana que vem a gente consiga iniciar o trabalho de forma oficial, na segunda-feira ou terça-feira.”

LEIA TAMBÉM:

+ Gratuidade no transporte coletivo de Londrina vai custar R$ 12 milhões

+Câmara autoriza prefeitura a isentar taxas do transporte escolar

Souza afirma ter micro-ônibus, van, ou mesmo ônibus se houver necessidade de carro maior para usar nas linhas. Ele relatou que os testes realizados não animaram muito. “A gente andou nessa linha, mas como houve a interrupção da empresa anterior, o pessoal buscou outras alternativas e o movimento ficou bem fraco. Para ser viável, eu teria de rodar nos dois horários com lotação de 45 pessoas por viagem. Nesse teste teve uma viagem com um passageiro só e em outro horário tinha três pessoas. O máximo foi de dez pessoas em uma viagem. Vamos ter que trabalhar para conquistar o pessoal de volta.”

SEM AVISO PRÉVIO

O secretário-geral da Prefeitura de Alvorada do Sul, José Luiz Voltarelli, afirmou que a administração municipal foi pega de surpresa quando soube que a Viação Garcia deixaria de operar a linha. “Entramos em contato com o DER e com o governo do Estado. A Viação Garcia nos relatou que tinha comunicado o DER há 30 ou 40 dias, mas a gente não foi comunicado nem pelo DER e nem pela Viação Garcia. Politicamente a gente está tentando reativar a linha (de forma regular) o mais rápido possível, só que a concessão é estadual, e o município não rege nada sobre isso.”

Voltarelli afirmou que o município enviou questionamentos ao MPPR (Ministério Público do Paraná), para saber se pode ceder uma van para esses passageiros que ficaram sem transporte. “Se o MPPR der essa autorização, a gente pode fazer isso. Estamos aguardando a resposta para saber se podemos manter esse transporte até Bela Vista do Paraíso. Se derem essa autorização, vamos fazer.” Ele explicou que o município não tem o número de passageiros do município que fazem uso do transporte. “Pedimos um mapa para a Viação Garcia de quantos passageiros circulavam pela linha, mas a empresa não quis ceder para o município.”

Ele explicou que o município disponibiliza transporte duas vezes por dia, mas apenas para pacientes que realizam tratamento de saúde. Algumas caronas estão sendo dadas até ter o respaldo do MPPR para fazer transporte a quem tem compromisso ou serviço em Londrina, para não ficar desamparado.

O prefeito de Porecatu, Fábio Luiz Andrade, também afirmou que não foi comunicado sobre a interrupção do serviço prestado pela Viação Garcia. “Fiquei sabendo pelas mídias sociais. Estou oficiando a empresa para saber os motivos dessa suspensão. Não deram justificativas para a prefeitura. Primeiro vou notificar a empresa para ver os motivos e ver os caminhos que vou seguir.” Ele reforçou que há outro problema que isolou ainda mais o município. “Teve o fechamento da ponte que fica na divisa entre o Paraná e São Paulo para reforma e o ônibus que fazia a linha Presidente Prudente-Londrina deixou de circular por Porecatu. O acesso ao Estado de São Paulo foi fechado e Porecatu ficou fora da rota”, destacou.

O chefe de gabinete da Prefeitura de Bela Vista do Paraíso, Leandro Bandeira Abelha, confirmou que houve a interrupção do serviço, mas esteve viajando e não tem conhecimento de como está a situação.

A chefe do Núcleo Regional da Casa Civil em Londrina, Sandra Moya, declarou que o problema da interrupção do serviço está relacionado ao valor recebido pela empresa para circular pelo trecho. “A Viação Garcia não tem mais interesse, porque o número de passageiros tem diminuído. O Estado se colocou à disposição para adotar experiências que já foram colocadas em prática em outros municípios, como, por exemplo, repassar recursos para adquirir o ônibus para a prefeitura fazer esse transporte. A Amepar (Associação dos Municípios do Médio Paranapanema) vai fazer reunião com o DER para acompanhar e encontrar a melhor solução para que esses passageiros tenham um atendimento. Mesmo que sejam poucos usuários, eles precisam desse transporte.”

HORÁRIOS

Os horários da JD Transportes e Turismo de segunda a sábado: Partidas de Porecatu - 6 horas e 17h45. Partidas de Bela Vista do Paraíso - 8h30 e 19h45. Aos domingos e feriados as partidas de Porecatu são às 7 horas e 17h45, e as partidas de Bela Vista do Paraíso ocorrem às 8h30 e 19h25

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.