O Samae Andirá (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Andirá) realizará a limpeza da caixa de água elevada neste domingo (26) o que acarretará na suspensão temporária do fornecimento de água . O período de limpeza previsto será das 8 horas da manhã até 15 horas. A previsão é de que a normalização do sistema de abastecimento de água ocorra por volta das 18 horas. Segundo o Samae Andirá, este procedimento faz parte das medidas de melhoria da qualidade de água e manutenção preventiva que o Samae tem adotado. A empresa pede a todos os consumidores que se organizem e caso necessário armazenem água.

O Samae Andirá (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Andirá) realizará a limpeza da caixa de água elevada neste domingo (26) o que acarretará na suspensão temporária do fornecimento de água
O Samae Andirá (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Andirá) realizará a limpeza da caixa de água elevada neste domingo (26) o que acarretará na suspensão temporária do fornecimento de água | Foto: Arquivo Folha/Lis Sayuri

Todo imóvel deve ter caixa d’água com capacidade para atender às necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. Os imóveis com reservatório dimensionado para suprir momentos assim dificilmente sentirão os efeitos da falta de água. Em média cada pessoa consome 150 litros de água por dia, portanto, se na casa existem cinco pessoas, o consumo médio diário será de 750 litros. Neste caso, uma caixa-d’água de mil litros é suficiente para passar pela interrupção.

No caso de residência de pequeno tamanho, a reserva mínima deve ser de 500 litros. A recomendação é da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essa recomendação, além de garantir o conforto e o abastecimento das pessoas durante interrupção no fornecimento de água, contribui para manter o equilíbrio de todo o sistema.