Liminar determina troca de remédio para transplantados
Agência Estado
De Florianópolis
O juiz Volnei Ivo Carlin, de Florianópolis, determinou, em liminar, que a Secretaria da Saúde de Santa Catarina repasse o medicamento contra rejeição Sandimmun aos 350 transplantados do Estado. A Secretaria estava distribuindo o remédio Sigmasporin, que custa a metade do preço mas não é recomendado pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos por não ser utilizado no Brasil nem no exterior.
Existe o risco de rejeição, de perda de órgão e até de vida humana. Se o medicamento não for bom o transplantado vai morrer, alerta o presidente da Associação do Paciente Renal Crônico de Santa Catarina, Juarez Alves Nunes. Segundo ele, houve uma reunião na Secretaria na qual os médicos dos transplantados apontaram o risco do uso do medicamento, mesmo que ele tenha registro como similar no Ministério da Saúde.
Segundo o coordenador de Saúde Pública da Secretaria, Guilherme Farias Cunha, somente o Ministério da Saúde pode responder se o medicamento já é utilizado ou não no Brasil. Vamos atender integralmente a liminar, mas estamos preparando nossa defesa para recorrer da decisão.





