Líderes da Câmara e Temer tentam acordo para votação de destaques
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 03 de fevereiro de 2000
por Nelson Breve
Brasília, 3 (AE) -O colégio de líderes da Câmara reúne-se hoje, às 10 horas, com o presidente da casa, Michel Temer (PMDB-SP), para mais uma rodada de negociações em torno da reforma do Poder Judiciário. Objetivo é tentar um acordo para votação de mais dois ou três destaques na sessão de hoje do plenário. Até agora, já foram votados seis dos cerca de 50 destaques selecionados para votaçãos nominais. O propósito de Temer é concluir a reforma do Judiciário até março e, em seguida
iniciar a votação da Reforma Tributária. Esses são os principais temas da "pauta positiva" proposta por ele há um ano, no início da atual legislatura. Este ano, Temer deverá acrescentar dois novos temas às prioridades da Câmara: a discussão da Reforma Política, que deve ser retomada logo após a votação das reformas do Judiciário e tributária, e a discussão da transposição das águas do São Francisco, que será inicia da hoje, às 11 horas, com a instalação de uma comissão de deputados ligada diretamente à Presidência da Câmara.
Esta comissão foi criada para antecipar a discussão política que se daria necessariamente, após a conclusão dos estudos técnicos sobre a viabilidade do empreendimento que estão sendo realizados no âmbito do Poder Executivo. Temer acredita que a discussão paralela aos estudos poderá facilitar o entendimento entre as correntes que têm opiniões opostas sobre a obra, eliminando obstáculos e resistências. Ele observa que o interesse dos deputados em participar dessa comissão surpreendeu suas próprias expectativas. "Eu pensava em constituir uma comisssão com 31 ou 32 deputados, e já temos 73 interessados", relata o presidente da Câmara.