Curitiba - Para evitar a compra de ''gato por lebre'', agora os motoristas interessados em adquirir um veículo usado no Paraná poderão consultar pela internet se o carro já sofreu algum acidente grave e foi objeto de indenização integral de empresa de seguros.
Desde segunda-feira está disponível no site do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) - www.detran.pr.gov.br; uma consulta que permite ao comprador observar as condições do veículo. A medida, que antes só estava disponível para o Distrito Federal, é uma iniciativa do Detran-PR, em conjunto com a Federação Nacional das Seguradoras (Fenaseg).
Pelo site, o comprador poderá fazer a consulta de veículo informando placa e chassi. O sistema fará a busca automática no banco de dados das seguradoras filiadas à Fenaseg e informará se o carro já sofreu sinistro com indenização integral.
''Durante um negócio o consumidor agora tem como consultar a real situação do veículo. Antes uma agência ou concessionária poderia fazer a venda do automóvel sem saber que foi sinistrado. A expectativa é de que o problema seja resolvido amigavelmente, mas caso contrário o consumidor terá muita dor de cabeça, tendo que recorrer ao Procon ou Juizado Especial'', alertou Cícero Pereira da Silva, coordenador de veículos do Detran-PR.
Carro sinistrado é o que foi considerado irrecuperável por uma companhia de seguro, em decorrência de acidente de trânsito, incêndio, inundação ou outras catástrofes naturais, queda ou furto.
Quando não há possibilidade de recuperação, com perda de mais de 75% do valor do veículo, o carro pode ser vendido como sucata, sem documentação e identificação do chassi. Silva destaca que o principal problema de quem opta por comprar um carro sinistrado é que a grande maioria das seguradoras não faz seguro deste tipo de veículo.

mockup