Levantamento está no filme 'Que País é este'
PUBLICAÇÃO
sábado, 21 de dezembro de 2002
Agência Folha 
Rio de Janeiro - Os dados divulgados ontem pelo IBGE já podem ser considerados resultados definitivos do Censo 2000, coletados de 1º de agosto a 30 de novembro de 2000 em todo o território nacional. Agora faltam apenas alguns cruzamentos específicos, como, por exemplo, a divisão da renda de acordo com a cor da população, apontando os salários dos grupos identificados como brancos, pretos, pardos, amarelos e indígenas.
No total, foram pesquisados 54,2 milhões de domicílios. Em 12% deles foi aplicado um questionário detalhado, com dados sobre cor e religião, e, nos demais, um questionário mais resumido.
Os principais resultados do Censo estão no filme ''O País é Este'', também lançado ontem. Dirigido pelo cineasta Zelito Viana, o documentário traz entrevistas com brasileiros de vários lugares do País e a análise do presidente do IBGE, Sérgio Besserman.
O ator Marcos Palmeira, filho do cineasta, atuou como repórter e apresentador do documentário.


