J. Pedro/Arquivo FolhaIn locoO governador Jaime Lerner verifica danos causados pela enchente em Adrianópolis

O governador Jaime Lerner disse ontem que todas as famílias que tiveram prejuízos em consequência das chuvas dos últimos dias serão atendidas pelo governo. ‘‘Não vamos deixar nenhuma família sem a atenção devida do Estado’’, garantiu Lerner ao desembarcar, às 18 horas de ontem, no aeroporto do Bacacheri, em Curitiba, depois de visitar municípios atingidos por alagamentos.
Lerner viajou em helicóptero da Marinha, acompanhado do presidente da Assembléia Legislativa, Aníbal Khury, e do secretário da Saúde, Armando Raggio. Eles visitaram os municípios de Adrianópolis, Castro, Piraí do Sul e Jaguariaíva. Segundo o governador, a Defesa Civil agiu rápido, atendendo os desabrigados, e agora o governo está acionando as secretarias da Criança, da Saúde e da Agricultura, para ajudar as famílias na volta para suas casas e na recuperação de prejuízos provocados na lavoura.
Lerner disse que os recursos do governo federal para ajudar os desabrigados são pequenos. ‘‘Não vamos nos iludir. Vamos pleitear os recursos que são necessários. Não podemos superdimensionar, porque não é justo’’, disse. Se o governo federal demorar para liberar ajuda, Lerner antecipou que o governo estadual vai procurar cobrir pelo menos uma parte da necessidade de recursos para atender as famílias.

Demora na liberação
de verba federal não
deve afetar ritmo
da reconstrução


Ele anunciou o envio do secretário da Agricultura, Hermas Brandão, para Castro, onde as perdas na agricultura foram grandes. Segundo o governador, será preciso recuperar as estradas locais para viabilizar o escoamento da produção dos pequenos agricultores.
Em Adrianópolis, Lerner garantiu a reconstrução da ponte que liga o Paraná a São Paulo, na BR-476. A ponte caiu devido às chuvas, dificultando o transporte na região. Segundo Lerner, o Exército vai construir um ponte provisória, para funcionar até que o DNER refaça a definitiva.
Também em Adrianópolis, Lerner determinou à Secretaria da Saúde que auxilie o município na ativação do hospital local, construído há 12 anos, mas que nunca funcionou. Em Jaguaraíva e Piraí do Sul, a atenção do governo será também na recuperação de estradas e pontes e na ajuda às famílias na volta às suas casas.
O secretário de Saúde, Armando Raggio, enviou ontem uma equipe de laboratoristas para fazer as análises nas pessoas doentes com suspeita de leptospirose em Adrianópolis. O único laboratório do município foi alagado pelas chuvas e não pode funcionar. Em Adrianópolis, 17 pessoas apresentam os sintomas da doença.
Raggio disse que os sintomas como dor de cabeça, diarréia, vômito e febre podem indicar a leptospirose, mas também podem ser consequência do choque emocional das famílias que perderam suas casas e ficaram desabrigadas.
‘‘Estamos fazendo os exames e vamos dar o atendimento necessário’’, informou o secretário. Segundo ele, se for preciso, as pessoas serão deslocadas para outros centros para atendimento. O secretário informou que em todos os municípios atingidos pelas enchentes as famílias estão recebendo medicamentos e as casas que foram alagadas estão sendo desinfectadas para evitar a contaminação. SÃO PAULO - A cidade de São Paulo ficou praticamente ilhada anteontem à noite e ontem pela manhã por causa do transbordamento do rio Tietê. As principais rodovias que dão acesso à cidade desembocam na marginal Tietê, que ficou bloqueada quase que completamente por cerca de 17 horas. Houve vários pontos de alagamento intransitáveis e transitáveis na via. Os terminais rodoviários também ficaram paralisados.
O volume de congestionamentos (80,2 quilômetros às 9 horas) foi o maior registrado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) na parte da manhã desde o início do ano. Em todo o Estado, são 15.349 desabrigados. Desde o início do ano, 18 pessoas morreram em consequência das chuvas, duas delas na capital. Em todo o País são pelo menos 113 mortes.

mockup