Rio, 14 (AE) - Foram necessários oito bombeiros e cinco horas de trabalho para resgatar Madona, uma leoa de seis anos e 180 quilos, que fugiu, hoje de madrugada, do Circo Real Espanhol
em Itaguaí, na Costa Verde do Estado, e foi parar no quintal de uma casa do bairro vizinho de Estrela do Céu. O animal aproveitou o descuido do tratador, que deixou a jaula aberta, e escondeu-se no mato, de onde saiu em seguida para refugiar-se numa casinha de cachorro. Ninguém se feriu.
Por volta das 3 horas, a família da manicure Claudete Ferreira ouviu um rugido vindo dos fundos da casa, bem diferente dos latido dos cães com que convive. O filho mais velho, Clemente Pinto, foi conferir e, ao chegar no quintal, deparou-se com Madona. Os bombeiros chegaram à casa de Claudete depois de procurá-la desde as 2 horas. Eles só conseguiram prendê-la com um cercado do circo, onde foi colocado um frango - devorado em poucos segundos. A operação foi finalizada somente pela manhã.
De acordo com o tenente Washington Sebastião, que comandou a operação de resgate, o animal, apesar da idade, correu bastante e deu muito trabalho aos bombeiros e aos funcionários do circo que saíram em sua procura. "Ao ficar frente a frente com a leoa, alguns tiveram medo e não conseguiram pegá-la", disse o tenente, comandante do Corpo de Bombeiros de Itaguaí. "Só mesmo colocando uma armadilha é que foi possível capturá-la", contou. Susto - Muitos moradores ficaram assustados ao saber que havia uma leoa solta pelo bairro. A maioria saía de casa para levar os filhos à escola, às 7 horas, e preferiu voltar para casa a correr o risco de se deparar com o bicho. "Todo mundo ficou apavorado", disse Claudete Ferreira. "Eu tranquei portas e janelas e mantive meus filhos perto de mim, dentro de casa", contou a manicure, que cria cachorros da raça pastor alemão. Eles, de acordo com ela, também tiveram medo da leoa.
De volta ao circo, Madona recebeu cuidados especiais durante o dia de hoje e atenção redobrada, para que não fugisse novamente.

mockup