Washington, 10 (AE-AP) - O físico de origem chinesa Wen Ho Lee, cientista do laboratório de Los Alamos, foi formalmente acusado hoje (10) de ter removido segredos nucleares de um computador seguro, informaram autoridades.
O cientista, demitido em março, foi imediatamente detido em sua casa no Novo México e seria levado ainda hoje a Albuquerque para declarar ante um tribunal federal, informou o agente especial do FBI Doug Beldon.
Após meses de investigação, Lee foi formalmente acusado do crime de manipulação indevida de documentos secretos, já que autoridades não foram capazes de provar que ele forneceu segredos específicos para qualquer país, incluindo China, disseram oficiais.
O caso de Los Alamos volta à tona no momento em que a Casa Branca se vê às voltas com um novo escândalo de espionagem, dessa vez envolvendo diplomatas russos.
O governo de Moscou protestou hoje contra a expulsão dos EUA de Stanislav Gusev, funcionário da Embaixada da Rússia em Washington acusado de ter instalado um aparelho de escuta numa sala de reuniões do Departamento de Estado. Especialistas americanos estimam que ele tenha ouvido entre 50 e 100 reuniões nos últimos meses.

mockup