Recife, PE- Lavradores ligados à Comissão Pastoral da Terra (CPT) invadiram ontem a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Recife (PE). Ao mesmo tempo, trabalhadores rurais comandados pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape) interditaram por duas horas a rodovia BR-101, em Escada (a 80 km ao sul de Recife).
As ações tinham objetivos distintos e não foram coordenadas em conjunto pelas duas entidades. Enquanto a Fetape reivindicava melhorias na infra-estrutura de quatro assentamentos, a CPT exigia mais rapidez no processo de desapropriação de quatro engenhos localizados em Tracunhaém (a 60 km de Recife).
O superintendente do Incra afirmou que a reivindicação da CPT será atendida. Os invasores querem a retomada do processo de avaliação dos engenhos Tocos, Taquara, Dependência e Papicu, desapropriados no final de 2003.
As áreas, que totalizam cerca de 2.000 hectares, são vizinhas ao engenho Prado, palco de uma das ações mais violentas dos sem-terra no ano passado. Na ocasião, os lavradores invadiram a sede do engenho e atearam fogo em casas e tratores.

mockup