Lander tem mais uma "janela" hoje
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 03 de dezembro de 1999
Por Carlos Orsi Martinho 
São Paulo, 03 (AE) - A sonda Mars Polar Lander tem mais uma oportunidade de fazer contato com a Terra, ainda hoje. Ela teve início às 20h04, e durará até as 20h44. Essa "janela" de comunicação será usada se, por algum motivo, os computadores da sonda decidiram colocá-la em modo de segurança durante a aterrissagem. O "modo de segurança" desativa os sistemas preventivamente.
Se a comunicação não ocorrer neste período, os técnicos da Nasa terão um período que vai da 00h27 até 1h27 para enviar ordens diretamente à sonda, numa tentativa de realinhar a antena do Lander, para facilitar o contato com a Terra. Se este procedimento for bem-sucedido, uma nova "janela" de comunicação será aberta às 2h08, e durará até as 4h40.
Outras oportunidades de enviar ordens à sonda e de esperar respostas continuarão a aparecer até domingo. Caso nada funcione
a Nasa pretende continuar a enviar sinais e ordens para o Polar Lander ao longo da próxima semana.


