Passageiros a bordo da lancha Cavalo Marinho III durante travessia de Mar Grande para Salvador
Passageiros a bordo da lancha Cavalo Marinho III durante travessia de Mar Grande para Salvador | Foto: Joá Souza/Agência A Tarde/Estadão Conteúdo



Salvador - A travessia pela Baía de Todos os Santos, entre Salvador e Mar Grande, na Ilha de Vera Cruz, foi restabelecida na manhã desta terça-feira (29). A retomada do serviço foi autorizada na segunda-feira (28) pela Marinha e pela Agerba (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia), mas um protesto de moradores impediu a travessia.

O naufrágio de uma lancha na quinta-feira (24) deixou 19 mortos. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar ainda buscam por um adolescente de 12 anos que continuava desaparecido, desde o dia do naufrágio, até o fechamento desta edição.

A primeira lancha após a retomada das operações partiu de Mar Grande por volta das 6 horas. Já do Terminal Marítimo de Salvador, o primeiro barco saiu às 7h30. Seis embarcações voltaram a operar nesta terça. O sistema, porém, ainda enfrentou a oposição de pessoas que tentavam convencer os passageiros a não embarcarem.

Os barcos são importante meio de transporte entre as ilhas localizadas na Baía de Todos os Santos e Salvador. Alguns moradores das ilhas trabalham na capital baiana e fazem a travessia diariamente. A Astramab (Associação de Transportadores Marítimos) informou que o serviço não funcionou com a mesma regularidade de antes.

A demanda de passageiros foi considerada inferior - as embarcações operaram nesta terça com cerca de metade da capacidade, que varia entre 160 e 200 pessoas. A expectativa é de que o sistema se normalize a partir desta quarta-feira (30).

mockup