São José dos Campos, SP, 30 (AE) - O lançamento do VS-30
o veículo de sondagem desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço do Centro Técnico Aeroespacial (IEA/CTA), de São José dos Campos, foi cancelado hoje, pela quarta vez nesta semana. O principal motivo do cancelamento foram as condições climáticas registradas na Base de Alcântara, no Maranhão, local do lançamento. A combinação de ventos de superfície e ventos de altitude fora dos padrões estabelecidos pelos requisitos de segurança, provocaram a interrupção da contagem regressiva às 11h30 de hoje.
Amanhã, entre 10h e 15 horas, o VS-30 estará sendo preparado para ser lançado a qualquer momento, bastando que as condições climáticas sejam favoráveis. O VS-30 transporta uma carga útil tecnológica e leva a bordo experimentos científicos de duas faculdades brasileiras e do Centro Aeroespacial Alemão.
Em Cachoeira Paulista, no Vale do Paraíba, a falta de condições climáticas também atrapalhou o primeiro lançamento de foguetes para o projeto Geração de Raios, do INPE (Instituto de Pesquisas Espaciais). Os disparos precisavam de uma tempestade nas proximidades do Instituto para que os foguetes bombardeassem as nuvens carregadas, a fim de gerar raios. Esta é a primeira vez que um experimento do gênero é realizado na região tropical do planeta. O objetivo da campanha de Geração de Raios, que teve o lançamento adiado para amanhã, é lançar os 100 foguetes, importados dos Estados Unidos, para gerar descargas elétricas.