Brasília, 15 (AE) - O ministro do Desenvolvimento, Celso Lafer, disse, por sua assessoria de imprensa, ter entregue seu pedido de demissão ao presidente Fernando Henrique Cardoso ontem (14) à noite. Ele afirma que apresentou também os pedidos de demissão de todos os integrantes de sua equipe. Lafer voltará para São Paulo, onde retomará as atividades de advogado em um escritório do qual estava afastado desde que assumira a representação do Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC)
em Genebra (Suíça). Lafer acrescentou que voltará a dar aulas de Filosofia do Direito e de Direito Internacional na Faculdade de Direito da USP, no Largo de São Francisco. Disse ainda que permanecerá no cargo até a posse do novo ministro do Desenvolvimento e que pediu a todos os secretários que façam o mesmo.
"Descontinuidade é um problema sério dos governos", disse Lafer, justificando sua decisão de esperar pela posse do substituto. Ele não quer que haja "um hiato de funcionamento" no Ministério. Lafer informou que ele e sua equipe estão preparando um relatório detalhado de tudo o que foi feito e do que está em curso no Ministério do Desenvolvimento.
O relatório será entregue ao presidente Fernando Henrique e ao substituto de Lafer. Este acrescentou que os cinco secretários do Ministério do Desenvolvimento - Bolívar Moura Rocha (secretário-executivo), Hélio Mattar (Política Industrial)
Mário Marconini (Comércio Exterior), Oscar Lorenzo Fernandez (Tecnologia Industrial) e Robério Silva (Produtos de Base) -, embora tenham sido liberados pelo ministro Lafer, decidiram pedir demissão com ele.

mockup