Ladrões bloqueiam rua e fazem arrastão no Rio
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 13 de setembro de 2004
Carolina Iskandarian<br>Agência Estado 
Rio- Quatro homens armados fizeram um arrastão ontem de manhã, na Tijuca, zona norte do Rio. Eles estavam em um Polo preto, roubado, e quando passaram pela rua dos Araújos atravessaram o veículo na pista, bloqueando a passagem para assaltar os motoristas que vinham atrás. Pelo menos oito pessoas foram roubadas. Uma mulher furou o bloqueio e avisou a polícia, que trocou tiros com os bandidos.
Dois foram presos, um deles ferido, e dois fugiram. Os pertences das vítimas foram recuperados junto com o Polo. Os PMs abordaram o carro dos assaltantes quando eles estavam parados num sinal da rua Conde de Bonfim, que é transversal à rua dos Araújos e é uma das vias mais movimentadas da Tijuca. Os criminosos chegaram a lançar uma granada contra a polícia, mas ela não explodiu porque estava com a trava de segurança. ''Ia ser um estrago grande, poderíamos morrer'', disse o sargento Cléber, do 6º Batalhão da PM (Tijuca), que participou da ação.
Testemunhas contaram que na hora do tiroteio dois fuzis da PM falharam, o que os policiais negaram. Igor Chi Pedra, de 24 anos, foi preso quando tentou fugir por uma rua sem saída. Sherman de Oliveira Santos, de 19 anos, acabou baleado nas nádegas e levado para o Hospital Souza Aguiar, no centro. Ele foi operado e passa bem. Os outros dois ladrões escaparam em direção ao morro da Chacrinha, próximo à rua Conde de Bonfim.
Segundo os PMs, Pedra contou que era filho de um policial militar reformado e que seu irmão, Iuri, está preso em Bangu por assalto. Igor tem duas passagens na polícia por assalto a mão armada e Santos já foi indiciado por porte ilegal de arma e tráfico de drogas. Ele disse aos policiais que era filho de um oficial da marinha. Com os criminosos, a polícia apreendeu dois revólveres.
O arrastão ocorreu por volta de 7 horas e, segundo as vítimas, durou apenas cinco minutos, tempo suficiente para levar pânico aos motoristas. ''O trânsito fluía normalmente quando eles (criminosos) aceleraram, deram um cavalo-de-pau e bloquearam a rua. Dois bandidos vieram com os revólveres em cima da gente. Parecia cena de filme de bangue-bangue'', disse C.M.R, de 45 anos, que levava as filhas de 11 e 6 anos para a escola, distante menos de um quilômetro de onde ocorreu o assalto.
A mulher contou que apenas dois bandidos saíram do carro, enquanto os outros davam cobertura. Eles passavam entre os veículos parados nas duas pistas da rua dos Araújos pedindo dinheiro, jóias e celulares.


