Assine e navegue sem anúncios [+]
HUM -

Laboratório de Maringá é habilitado para realizar testes de Covid-19


Reportagem local
Reportagem local

O LAC-HUM (Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário Regional de Maringá) foi habilitado recentemente pelo Lacen/PR (Laboratório Central do Estado) para realização do teste RT-PCR, que identifica e confirma a infecção pelo novo coronavírus por meio da secreção nasal. Com isso, as amostras coletadas não precisam ser enviadas a Curitiba para realização da chamada contraprova, o que possibilita o aumento e a rapidez nos diagnósticos.

 

São realizados cerca de 130 testes por mês, com resultados prontos em três horas .
São realizados cerca de 130 testes por mês, com resultados prontos em três horas . | ASC/UEM
 


O HUM é o único hospital público da região com esta habilitação. O resultado leva apenas três horas para sair e são realizados cerca de 130 por mês para atender a demanda interna. Foi necessário investimento em equipamentos, infraestrutura e capacitação de funcionários para obter a habilitação. O aparelho que realiza os testes chama-se GeneXpert e foi adquirido por meio de uma emenda parlamentar do deputado estadual Evandro Araújo.


A diretora de análises clínicas e farmácia hospitalar, Solange Cardoso Martins, explica que após a coleta, a amostra é depositada em um recipiente específico e introduzida dentro do equipamento que faz a leitura se há ou não a presença do vírus. “Não precisamos fazer toda uma logística para enviar as amostra até Curitiba, isso gera economia e ajuda a desafogar a demanda tão grande do Lacen, deste modo somos nós mesmos que lançamos os dados oficiais no sistema de saúde do estado”, ressalta. 


A chefe da divisão de análises clínicas do HUM, Silvia de Sousa Dantas Alczuk, conta que foi necessário atender uma séria de exigências e requisitos sanitários para conquistar essa habilitação. “No total foram 15 itens solicitados, que vão desde entrega de documentos sobre os equipamentos e dos responsáveis técnicos, até a adequação do espaço onde seria realizado os testes. Uma vez habilitado, nos comprometemos a informar diariamente a realização dos exames por meio do sistema Gerenciamento do Ambiente Laboratorial”.


O deputado Evandro Araújo se disse alegre pela possibilidade de servir a comunidade por meio do Hospital Universitário, cumprindo seu dever de parlamentar e atento às demandas da região. “O serviço que é prestado aqui é de excelência e procuramos ajudar para melhorar cada vez mais. A gestão do HUM é muito assertiva e é um prazer defender e lutar para atender suas necessidades e fazer os recursos do estado chegarem até aqui”. 



Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.


Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito
Assine e navegue sem anúncios [+]

Últimas notícias

Continue lendo