A diretora de Comunicação Institucional da Kroton Educacional - controladora da marca Pitágoras -, Aléssia Franco, informou ontem a este jornal que o grupo adquiriu a União Metropolitana de Ensino Paranaense (Faculdade Metropolitana), de Londrina. O investimento foi da ordem de 18 milhões.
O reitor do sistema universitário, professor Aécio Lira, passou o dia em Londrina apresentando o projeto pedagógico aos gestores da Metropolitana. O comunicado oficial da transação será feito hoje aos professores, funcionários e alunos. Em breve a instituição apresentará a Faculdade Pitágoras à comunidade.
O grupo é um dos mais fortes e conceituados. No ensino básico conta com 525 escolas integradas na sua rede e no sistema universitário tem 14 mil alunos em 15 campi, localizados em Minas Gerais, Espírito Santo, Maranhão e agora no Paraná.
A presença do sistema universitário no Estado do Paraná concretiza a estratégia de expansão geográfica do grupo como operação de grande potencial de crescimento, conforme a diretora de Comunicação Instituticional Aléssia Franco.
Segundo ela, o sistema universitário vai trazer para Londrina um projeto de crescimento nas áreas de saúde, engenharia e ciências sociais aplicadas. ''Dentro do leque que cada uma dessas áreas oferece a instituição tem um estudo de mercado apontando quais os cursos têm maior aderênia na região'', disse.
Outros detalhes sobre o investimento de R$ 18 milhões, apontam valor aproximado de R$ 5.840,00 por aluno, sendo a quitação realizada através de pagamento de 50% na assinatura do contrato de compra e venda das quotas sociais e os 50% restantes após o registro do contrato social de transferência das quotas sociais.
Sobre a instituição adquirida, a Kroton Educacional está informando, entre outros dados, que ela possui o curso de tecnólogo em Design de Produtos, já aprovado e o curso de tecnólogo de Estética e Cosmetologia em processo final de aprovação no MEC, o que permitirá a implantação imediata no mercado de Londrina da Faculdade de Tecnologia INED. A companhia está em processo de contratação das instalações prediais para início das operações do INED em 2008. Este campus, com a implementação de novos cursos, atingirá em torno de 3.500 alunos após a sua maturação, prevista para os próximos três anos.
Atualmente, a instituição atende 3.080 alunos, com oito cursos de bacharelado: Administração, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Direito, Engenharia Elétrica-telecomunicações, Engenharia de Computação, Psicologia e Enfermagem. Os cursos de Ciências da Computação e Pedagogia, já autorizados pelo MEC, terão início no primeiro semestre de 2008.
O conjunto de cursos de bacharelado será operado pela Faculdade Pitágoras e, conforme estudos de mercado, atingirá após a sua maturação, prevista para os próximos 5 anos, em torno de 7 mil alunos. A companhia expandirá a área de atuação deste campus, acrescentando novos cursos nas áreas de negócios, engenharia e saúde utilizando as atuais instalações prediais da Metropolitana.