Curitiba - O novo comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel César Vinicius Kogut, afirmou ontem, durante sua posse em Curitiba, a necessidade de reforço do efetivo em todo o Estado para que os resultados apresentados nos últimos anos tenham continuidade. Ele disse que pretende prosseguir com o trabalho desenvolvido pelo seu antecessor, coronel Roberson Luiz Bondaruk, mantendo o foco em ações de policiamento comunitário e na valorização dos policiais militares.
Conforme o comandante, nos próximos meses a corporação deve receber cerca de 2 mil novos policiais o que, para ele, é fundamental para manter os bons índices de combate à criminalidade. Conforme prévia divulgada ontem pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), de janeiro a setembro, o número de homicídios dolosos (com intenção de matar) no Paraná caiu 17,4%, passando de 2.310 ocorrências em 2012 para 1.907 neste ano.
"Esperamos manter esta redução, inclusive em outros tipos de crimes. O governo já está contratando mais policiais e realmente precisamos recompor o efetivo. Em várias cidades do Paraná temos um policiamento deficitário’’, afirmou.
O governador Beto Richa (PSDB) saiu sem falar com a imprensa, mas em seu discurso na cerimônia elogiou o trabalho de Kogut à frente do 2º Comando Regional da Polícia Militar, em Londrina. Citou ainda a aquisição de novos módulos móveis que deverão ser distribuídos nas principais cidades do Estado até o final do ano. Conforme a Sesp, a princípio serão adquiridos 100 equipamentos (compostos por um furgão, uma viatura e duas motos). Inicialmente serão beneficiadas a capital e cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), mas Londrina e Maringá também serão contempladas, só não se sabe se nesta primeira fase ou nas próximas aquisições. Ao todo serão 95 módulos da PMPR e cinco de unidades especializadas da Polícia Civil.
Conforme o secretário de Segurança Pública, Cid Vasques, foram investidos cerca de R$ 140 milhões na aquisição dos 100 primeiros módulos. "A ideia é dar condições de trabalho para as polícias, com equipamentos e viaturas. Desta forma será possível intensificar as operações de cunho preventivo e repressivo e a apreensão de drogas e de armas", disse o secretário.

Defensoria
Richa também deu posse ontem à Josiane Fruet Bettini Lupion no cargo de defensora pública-geral do Estado. No mesmo ato, o governador nomeou mais 87 novos defensores públicos aprovados em concurso. Com a nomeação, o Paraná passa a contar com 97 defensores públicos. Os 87 novos defensores permanecem na capital para um curso de formação e, depois, parte permanecerá em Curitiba enquanto outros seguem para o interior.

mockup