Kissinger e McLarty se associam para fazer lobby na AL Do correspondente Paulo Sotero
Washington, 06 (AE) - O ex-secretário de Estado Henry Kissinger, que é republicano, e o democrata Thomas "Mac" McLarty, que foi chefe de gabinete e enviado especial do presidente Bill Clinton para a América Latina, agora são sócios. Numa decisão calculada para preservar e ampliar o espaço das empresas de consultoria internacional e lobby que criaram depois de deixar o governo, a Kissinger Associates e a McLarty International juntaram forças e passarão a atuar agora, em Washington, sob o nome Kissinger McLarty Associates.
A fusão dá ao ex-secretário de Estado uma entrada na América Latina, uma região na qual sua firma, fundada em 1982, tem presença acanhada.
Para McLarty, que é amigo de infância de Clinton, o benefício é o prestígio internacional do ex-secretário de Estado traz para a nova empresa e o seguro político que a aliança com um prócer do Partido Republicano representa faltando pouco mais de um ano de um eleição presidencial que será muito difícil para o candidato democrata, seja ele quem for.
Fundada no ano passado, a empresa de McLarty representa no momento empresas americanas interessadas nas áreas de energia e transportes na América Latina. Há duas semanas, ele esteve no Brasil e foi recebido pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. Nelson Cunningham, que trabalhou com McLarty na Casa Branca, será o diretor executivo da Kissinger McLarty Associates. A Kissinger Associates continuará a operar em Nova York.





