Kireeff sanciona Lei do Passe Livre
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 24 de dezembro de 2013
Celso Felizardo<br>Reportagem Local 
Londrina A partir do dia 1º de janeiro, os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, regular ou supletivo, terão acesso gratuito ao transporte coletivo em Londrina durante o período letivo. Na manhã de ontem, o prefeito Alexandre Kireeff (PSD) sancionou a Lei do Passe Livre. Inicialmente, 837 alunos serão beneficiados. O prefeito assegurou que a lei não acarretará aumento da tarifa, pois o aporte de R$ 80 mil será feito pela prefeitura.
Os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, ensino médio, pré-vestibular, de ensino superior e de pós-graduação têm direito a pagar 50% do valor da tarifa. O presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Felipe Barros, assinou a lei como testemunha e comemorou a conquista. "Essa é uma luta do movimento estudantil que já era aplicada em outras cidades e hoje chegou oficialmente a Londrina", ressaltou.
Kireeff reconhece que a abrangência ainda é tímida, mas espera estender a gratuidade nos próximos anos até o ensino superior. O prefeito contou que pretende dialogar com o governo estadual para ampliar o passe livre para os alunos das séries seguintes. "Vamos apresentar propostas ao Estado para que juntos possamos estender essa importante ferramenta de política de educação", apontou.
De acordo com o presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Carlos Alberto Geirinhas, para serem beneficiados, todos os alunos precisam passar pelo processo de regulamentação. O processo é o mesmo adotado para a venda de créditos. Basta preencher o formulário que será entregue no início do ano letivo pelas escolas, e ir a qualquer loja de passe na cidade para se cadastrar e usufruir da isenção.
Sobre o reajuste da tarifa do ônibus, Kireeff voltou a dizer que o valor de R$ 3,14 pedido pelas empresas é muito alto, mas não revelou em que faixa deve ficar a nova tarifa. O prefeito disse que a definição dependerá de estudos técnicos da CMTU. Geirinhas informou que o estudo das variáveis para chegar ao novo valor se encaminha para o fim, podendo ter novidades no dia 30. O aumento de 8% no preço do óleo diesel e as reivindicações dos trabalhadores são fatores levados em conta.


