Rio - A Justiça do Rio recebeu a denúncia do Ministério Público Estadual contra Daniel de Oliveira Coutinho, de 41 anos, filho do cineasta Eduardo Coutinho. Ele é acusado de matar, a facadas, o pai, e por tentar matar a mãe, Maria das Dores Coutinho, de 62, na mesma ocasião.
Daniel Coutinho permanece preso desde o crime, em 2 de fevereiro, na Cadeia Pública Juíza de Direito Patrícia Acioli, em São Gonçalo (Região Metropolitana do Rio).
De acordo com o promotor Paulo José Sally, Daniel Coutinho, "de forma livre e conscientemente, com vontade de matar, desferiu golpes de faca na vítima, seu pai, causando-lhe as lesões que foram a causa eficiente de sua morte", escreveu o promotor no documento.
Para Paulo Sally, Daniel Coutinho também agiu de forma violenta contra a sua mãe: "o delito foi cometido com emprego de meio cruel, causando à ofendida intenso sofrimento, eis que o acusado atingiu-lhe com golpes de faca. O crime não se consumou por circunstâncias alheias à vontade do denunciado", relatou o promotor.
Apesar de ferida, Maria das Dores Coutinho conseguiu escapar ao se trancar em um dos cômodos do apartamento em que morava com Eduardo Coutinho para se proteger das agressões.
A denúncia está sendo analisada pelo juiz Fábio Uchôa, que ainda não emitiu um parecer sobre o caso. Além da denúncia, o Ministério Público requer diligências à polícia e ainda aguarda laudos dos peritos da Polícia Civil.
O Ministério Público pediu ainda que seja instaurado o "incidente de insanidade mental" que irá avaliar se Daniel Coutinho possui distúrbios psicológicos. O juiz Fábio Uchôa analisa esse pedido e se irá autorizá-lo nesta fase do processo.

mockup