A desembargadora Solange Salgado da Silva (TRF-1) negou habeas corpus à defesa de Daniel Vorcaro, que foi preso no dia 17 pela Polícia Federal durante a Operação Compliance Zero.

Na decisão, a magistrada argumenta que há “riscos concretos” à ordem pública e à investigação, uma vez que Vorcaro é apontado como líder de uma organização criminosa financeira.

Ela menciona que a estrutura do esquema é “com notável poderio econômico” e vem funcionando há anos com manobras para fraudar o sistema financeiro.

A investigação conduzida pela PF apura a emissão e negociação de títulos de crédito falsos — a ação envolve cerca de R$ 12 bilhões segundo a polícia.

Além disso, há indicativos de cessão irregular de carteiras de crédito entre o Banco Master e o BRB, que podem ter gerado prejuízos bilionários.

A defesa de Vorcaro nega que ele tenha tentado fugir e afirma que sempre esteve à disposição das autoridades para colaborar.

Já o BRB informou que contratou auditoria externa para apurar governança e possíveis falhas internas. (com Agência Brasil)

mockup