A juíza Cláudia Catafesta determinou a soltura neste domingo (14) de um jovem preso pela Polícia Militar em seu apartamento na avenida Bento Amaral Monteiro, próximo ao Patrimônio Heimtal, zona norte de Londrina. Motivados por uma denúncia anônima, os policiais fizeram a abordagem quando o rapaz saía de casa, perto das 19h do último sábado (13).

Imagem ilustrativa da imagem Justiça manda soltar suspeito de adulterar placas de veículos
| Foto: Reprodução/Polícia Militar

A acusação era de que o proprietário guardava materiais em casa para fabricação das chamadas placas "frias", aquelas que não estão cadastradas no sistema do Detran (Departamento de Trânsito do Paraná). Entre os itens encontrados, estão lacres, espelhos de placas e prensas.

No auto de apreensão, os soldados ressaltaram que o apartamento "não tinha móveis e nem era usado como moradia". Ouvidos pelo delegado William Douglas Soares, eles informaram em depoimento que o dono da casa estava "muito nervoso na hora da abordagem" .Acompanhado de sua advogada, o jovem ficou calado durante o interrogatório. Ele, que nunca tinha sido detido antes, foi autuado por adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

O promotor Renato de Lima Castro, representante do Ministério Público no caso, pediu a liberdade provisória por entender que o suspeito não atrapalharia o "andamento processual" se fosse solto. O fato de não possuir antecedentes criminais também contribuiu na solicitação do MP.

A juíza seguiu basicamente o mesmo raciocínio ao revogar a prisão. Segundo ela, o crime não foi cometido "mediante violência ou grave ameaça. Não há, por fim, indícios nos autos que ensejem de que, solto, possa o autuado furtar-se à aplicação da lei penal".

A magistrada ordenou que ele fique em casa entre 21h e 8h do dia seguinte aos sábados, domingos e feriados, não saia da cidade sem avisar a Justiça e compareça mensalmente ao Fórum para justificar suas atividades. Agora, o Ministério Público vai decidir se oferece ou não uma denúncia. Área de anexos