Nesta sexta-feira (5), o MPPR (Ministério Público do Paraná), por meio da 7ª Promotoria de Justiça de Londrina, emitiu recomendação administrativa dirigida às agências bancárias e às lotéricas da cidade para que disciplinem o atendimento aos idosos durante a vigência das restrições relacionadas à pandemia do novo coronavírus.

Imagem ilustrativa da imagem Justiça emite recomendação para atendimento aos idosos em agências bancárias de Londrina
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

O documento orienta os gerentes dos estabelecimentos a tomarem uma série de providências, como determinar horário especial para atendimento exclusivo de idosos, com agendamento prévio, sempre que possível; dar preferência aos atendimentos essenciais, fazendo ampla divulgação de quais são, e solicitar que a população vá às agências em outras datas para resolver questões que não sejam urgentes.

Além disso, devem entregar senhas e fazer agendamento de horário quando houver aglomeração, limitando o número de pessoas a serem atendidas por hora na agência, de acordo com o espaço disponível em cada uma; disponibilizar funcionário na parte externa do estabelecimento, pelo menos uma hora antes da abertura, para ordenar a fila e esclarecer os atendimentos prioritários que serão realizados, e fornecer kits de higiene para os funcionários na escala de trabalho.

A recomendação destina-se ainda à Polícia Militar e à Guarda Municipal, para que divulguem o documento e auxiliem na organização das filas na parte exterior das agências e lotéricas.

CAIXA

As agências da Caixa tem enfrentado alta procura pelo Auxílio Emergencial oferecido pelo governo federal. Em nota, a Caixa informou que desde o início da pandemia tem adotado medidas de segurança e proteção à população em geral e afirma que já existe atendimento prioritário aos idosos. Veja na íntegra:

"A CAIXA informa que desde o início da pandemia adotou medidas de segurança proteção para manter o atendimento à população e evitar aglomerações.

Dentre as medidas estão a ampliação do horário de atendimento das 8 às 14 horas, demarcação das filas respeitando a distância segura entre as pessoas, contratação de mais vigilantes para auxiliar na organização das filas, limitação e controle da circulação de pessoas dentro das unidades, disponibilização de equipamentos de proteção individual para os empregados, disponibilização de álcool gel para higienização, entre outras.

Em relação aos idosos, a CAIXA garante o atendimento prioritário por meio da triagem nas filas diariamente antes da abertura das unidades e ao longo de todo o expediente bancário a fim de reduzir ao máximo o tempo de espera deste público."