A mulher de 23 anos detida em flagrante pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) transportando quase meia tonelada de maconha não tem data para sair da carceragem da 11ª Subdivisão Policial de Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro. É o que decidiu nesta segunda-feira (25) a juíza Ângela Tonetti Biazus, que decretou a prisão preventiva.

A suspeita foi perseguida pelos policiais do km 80 da BR-369, perto de Uraí, até a entrada do perímetro urbano de Cornélio. Os agentes ordenaram a parada do carro que ela conduzia, um Virtus branco, determinação não acatada. Quando chegou na cidade, a motorista entrou pela contramão em uma rua e bateu em outro veículo.Um casal ficou ferido e foi levado pelo Samu até a Santa Casa do município.

Imagem ilustrativa da imagem Justiça decreta prisão de mulher que transportava quase meia tonelada de maconha
| Foto: Reprodução/PRF

Apesar do acidente, a jovem continuou fugindo. Ela pulou "muros e telhados", como descrito no boletim de ocorrência, e só foi detida porque moradores disseram à PRF o local do esconderijo.No interrogatório, a moça, que foi autuada por tráfico e direção perigosa, pouco falou. Disse apenas que viajou de Marechal Cândido Rondon e entregaria a maconha em Cornélio Procópio, mas não soube dizer para quem.

Quebra de sigilo

A fala da mulher dada por videoconferência ao delegado André Luis Garcia, que estava de plantão no último final de semana, não convenceu a promotora Nathália Galvão Arruda, que pediu a prisão preventiva. Segundo ela, a suspeita "é uma pessoa dedicada a atividades criminosas e não uma mera mula do tráfico (gíria usada para quem transporta droga), como tentou demonstrar na oitiva".

Além de quase meia tonelada de maconha, a PRF encontrou no carro R$ 714, uma nota de dólar americano, um celular e um pendrive. A promotora solicitou o acesso integral ao aparelho para investigar a possível participação da jovem em um esquema criminoso. O pedido ainda não foi autorizado pela Justiça.