O juiz da 4ª Vara Criminal, Luiz Valério dos Santos, condenou no último sábado (12) por homicídio culposo e lesão corporal culposa o motorista que atropelou três trabalhadores que cortavam o mato em um canteiro da Avenida Luigi Amorese, no Jardim Leonor, zona oeste de Londrina, em maio de 2016. Um deles, Eduardo Francisco Salmeto, 26 anos, ficou em estado mais grave e morreu duas semanas depois no Hospital Universitário.

Imagem ilustrativa da imagem Justiça condena motorista sem CNH que matou trabalhador da roçagem
| Foto: Reprodução/Prefeitura de Londrina

Os outros operários também foram para o hospital, mas sobreviveram. Segundo o Ministério Público, o condutor estava em alta velocidade. Ele perdeu o controle do carro, um Astra prata, e invadiu o local onde as vítimas estavam. Interrogado durante as audiências, disse que subiu no canteiro porque teria sido fechado por outro veículo. "Fiquei ali (lugar do acidente) esperando o socorro chegar. Não tinha carteira de habilitação no momento", esclareceu em um trecho do depoimento que consta na decisão judicial.

Para o juiz, o motorista não teve cuidado "ao trafegar pela avenida em velocidade incompatível e sem observar a presença de trabalhadores no canteiro central". Por ter sido condenado no regime aberto, o magistrado converteu a pena na prestação de serviços comunitários para alguma entidade que reabilita vítimas de acidentes de trânsito. A definição será da Vara de Execuções Penais (VEP).

Além disso, o rapaz não poderá dirigir por três anos e nove meses. Durante o processo, ele respondeu em liberdade, mas foi levado para a delegacia na época do acidente. Ele foi liberado depois de pagar fiança de R$ 1,8 mil. A defesa informou à FOLHA que vai recorrer da sentença.