Pais, alunos, professores e funcionários do Colégio Estadual Jardim Interlagos, de Cascavel, estão transformando o lixo em arte. O projeto, que existe há dois anos, é coordenado pela professora Antonieta Maria Pelissari Faveri. Além de incentivar a prática da reutilização de materiais recicláveis, também desenvolve a criatividade dos participantes.

Cerca de 40 pessoas estão envolvidas nas atividades feitas dentro do colégio todas às sextas-feiras nos períodos da manhã e da tarde. Ali são confeccionados vasos ornamentais e porta-canetas com caixas de leite e outros materiais recicláveis.

De acordo com a diretora Zenilde Zoboli, a ideia é futuramente formar uma cooperativa para comercializar os artesanatos. "Vamos mobilizar a associação de moradores para adquirirmos os materiais necessários para a oficina", explica Zenilde.

Para a coordenadora do projeto, o importante é despertar no aluno a conscientização sobre o reaproveitamento de recicláveis. "É uma forma de diminuir o acúmulo de resíduos que são descartados na natureza, os quais podem ser revertidos em fonte de renda, melhorando a lucratividade das famílias e contribuindo com a qualidade do meio ambiente", diz a professora Antonieta.

O aluno do 8º ano, Jean Carlos Silva de Campos, conta que já comercializa os artesanatos. "Gosto muito de participar do Transformando o Lixo em Arte, pois aprendi a fazer os vasos e com isso estou ganhando dinheiro e ajudando minha família na renda. Além disso, aprendi a reutilizar aquilo que ia poluir o meio ambiente e posso passar este conhecimento para outras pessoas", diz.

Mari Milan Lopes é mãe de um dos alunos do colégio. Segundo ela, a oficina do projeto funciona como terapia. "É uma maneira de se ocupar e até melhorar um quadro depressivo, pois o artesanato é uma terapia", afirma Mari, que expôs os artesanatos dela na Semana do Meio Ambiente realizada pelo colégio.

mockup