Jungmann lança Frente Paraná Sem Armas
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 26 de setembro de 2005
Maigue Gueths<br>Equipe da Folha 
Curitiba- O deputado federal Raul Jungman (PPS-PE), secretário-geral da Frente Brasil Sem Armas, fez o lançamento oficial, ontem de manhã, da Frente Paraná Sem Armas, em clima de muito otimismo. Para ele, um indicativo de que a campanha pelo Sim no referendo popular que acontece dia 23 de outubro sairá vitoriosa são os resultados das pesquisas que apontam que 70% a 80% dos eleitores são favoráveis à proibição ao comércio de armas no Brasil. O lançamento também contou com a presença do presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ladislau Biernaski.
''Pela primeira vez, em 2004, houve redução nos homicídios no Brasil'', afirmou, ressaltando que essa queda é consequência da implantação do Estatuto do Desarmamento no País, a partir do qual o porte de armas passou a ser crime inafiançável com pena entre dois a quatro anos de prisão. ''O Estatuto, que nós (a Frente Brasil Sem Armas) criamos, e não eles (o movimento que defende o Não), que são a favor das armas, que têm o apoio do comércio de armas, está botando bandido na cadeia. Ou seja, é mentira deles quando dizem que estamos desarmando os homens de bem e deixando os bandidos armados. Nós estamos prendendo os bandidos, e agora queremos também desarmar os homens de bem'', afirmou.
Como estratégia para convencer a população a votar pelo Sim, Jungman disse que a Frente pretende mostrar à população que menos armas significam mais vida. ''Arma em casa está acessível à filha adolescente, à mulher humilhada, ao homem que se sente traído. Ou seja, arma em casa traz mais risco para a família do que para o bandido'', disse.
Acusando sempre os defensores do Não de não terem compromissos com a vida e sim de terem comprometimento com a indústria das armas, Jungmann citou dados que apontam que o uso de armas é responsável pelo aumento no número de mortes. O Brasil é campeão em homicídios, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Outro dado dá conta que uma pessoa armada tem 180 mais probabilidades de morrer do que quem não usa armas.
No Paraná, o movimento pelo Sim está sendo liderado pelo deputado estadual Carlos Massa (Ratinho) Junior (PPS), um dos organizadores do evento de ontem. De acordo com ele, como estratégia de convenciomento, a Frente Paraná Sem Armas pretende priorizar debates públicos em universidades e em entidades de classe, entre outros locais.


