Juízes do TRF agora se chamam desembargadores
Os integrantes do quadro de magistrados do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4 Região, que anteriormente eram chamados de juízes, a partir de agora têm o título de desembargadores federais. A medida decorre de uma alteração no regimento interno, aprovada pelo Plenário e publicada no Diário de Justiça da União do último dia 29.
Os antigos juízes alegam que o objetivo da modificação é proporcionar uma identificação mais direta do nome do cargo com a condição de julgadores de uma corte, tendo em vista que o termo desembargador já é bastante conhecido da população quando se refere aos membros dos Tribunais de Justiça dos Estados. Outra justificativa para a mudança é o desejo de uniformizar a nomenclatura na esfera federal, uma vez que outros TRFs já adotam a denominação.
Apesar de todas as justificativas, advogados que atuam na corte consideram a alteração desnecessária e suscetível a críticas.





