Juiz ordena prisão de militares por morte de sindicalista
Santiago, 31 (AE-REUTERS) - Um juiz chileno ordenou hoje (31) a detenção de 12 militares, incluindo cinco altos oficiais retirados do Exército, seguindo investigações sobre a morte de um dirigente sindical.
As ordens de prisão foram emitidas pelo juiz Sergio Valenzuela, que investiga o assassinato, em 1982, de Tucapel Jiménez, ex-presidente da Associação Nacional de Empregados Fiscais, supostamente nas mãos do aparato de inteligência do regime do general Augusto Pinochet.
As prisões foram ordenadas pelo juiz diante de uma exigência formulada pela terceira corte de apelações de Santiago, depois de o magistrado ter encerrado o caso sem encontrar os responsáveis pela morte de Jiménez.
Em sua condição de influente dirigente sindical, Jiménez lutava contra a ditadura militar, com o movimento trabalhista como vanguarda.
Velenzuela vem investigando o caso nos últimos 17 anos e 1998 decidiu encerrá-lo sem apontar culpados.
Os familiares da vítima pedem a troca do juiz, alegando que um de seus filhos esteve envolvido na morte de Jiménez.





