São Paulo, 10 (AE) - Em cumprimento à carta rogatória procedente de Genebra, na Suíça, o juiz Nicolau dos Santos Neto, ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, será interrogado, hoje, na Justiça Federal, em São Paulo.
O juiz está sendo processado, na Suíça, por crime de lavagem de dinheiro e está sujeito à pena de 5 anos de prisão e multa de 1 milhão de francos. Acompanharão a audiência, o procurador-geral de Genebra, Jean-Louis Crochet, e dois agentes da Polícia de Segurança da Suíça.
O processo foi instaurado na Suíça em decorrência de noticiário da imprensa brasileira de que Nicolau dos Santos Neto mantinha duas contas numeradas naquele país, onde estaria sendo depositado o dinheiro desviado do superfaturamento na construção do prédio do TRT, em São Paulo. As autoridades suíças encontraram duas contas numeradas em nome de Nicolau -- Nissan 2076 e Nissan 51706. No dia 4 de maio último, todo o dinheiro que estava depositado em uma agência do Banco Santander foi bloqueado. O bloqueio atingue o saldo de US$ 6.848.123,00.
O cumprimento da carta rogatória, em São Paulo, foi autorizado, em outubro último, pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Velloso. O inquérito instaurado contra o juiz Nicolau dos Santos Neto está no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília.

mockup