Juiz manda prender líderes do MST e despejar sem-terra no PA
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 08 de fevereiro de 2000
Por Carlos Mendes, especial para a AE
Belém, 08 (AE) - O juiz José Maria Teixeira do Rosário, da Vara Distrital de Mosqueiro, na região de Belém, decretou hoje à tarde a prisão dos invasores ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) que voltaram a ocupar, pela quarta vez, a fazenda Taba. Ele mandou ofício ao secretário de Defesa Social, Paulo Sette Câmara, determinando que a Polícia Militar volte à fazenda para despejar os sem-terra e prender os líderes.
As 180 famílias retornaram ao local avisando que não pretendem mais sair da área. "Esse retorno representa um desrespeito a uma decisão do Poder Judiciário. Nós apenas cumprimos ordens. Se a Justiça mandou, nós iremos levar novamente a PM para que eles sejam retirados de lá", disse Câmara.
Segundo Carla Lagóia, uma das líderes do MST na região, aos trabalhadores já plantaram milho, arroz e feijão e vão colher a safra. "Não tem sentido agir com a polícia para tentar resolver um problema social.Além disso, a fazenda não pertence apenas à Taba, mas a diversos s proprietários. Só uma parte é dela."