Um jovem de 20 anos, morador de Cambé (Região Metropolitana de Londrina), foi alvo de operação da Polícia Civil de Santa Catarina, que contou com apoio de investigadores da 10ª Subdivisão Policial de Londrina, na manhã desta terça-feira (16). A delegacia de Repressão ao Racismo e Delitos de Intolerância do estado vizinho cumpriu dois mandados de busca e apreensão contra o rapaz. Os endereços não foram divulgados.

LEIA TAMBÉM: Vítima de tentativa de feminicídio deve passar por nova cirurgia

Segundo a corporação, a investigação indicou que este jovem estaria praticando crimes raciais e de apologia ao nazismo, com ataques a negros, nordestinos, judeus e homossexuais. Na casa dele foram recolhidos cartazes com divulgação de grupos separatistas e bandeiras ligadas a movimentos fascistas, além de aparelhos eletrônicos, que vão passar por perícia.

O delegado Osnei Valdir de Oliveira, de Florianópolis, destacou que a ação faz parte de um trabalho amplo para desarticular uma associação criminosa que dissemina conteúdo fascista e nazista. “Essas pessoas se valem da plataforma Telegram para fazer divulgações de grupos separatistas no Sul do País. O que se apurou durante a investigação foi a divulgação de material criminoso, principalmente nazista”, explicou.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.