O Jornal de Itaipu, uma publicação interna da Itaipu Binacional, ganhou pelo segundo ano concecutivo o prêmio de melhor jornal interno de empresa da região Sul. A publicação, que traz capa, contra-capa e páginas internas coloridas, foi considerada no ano passado como o melhor jornal interno do País. Nesse ano, como representante do Sul, a publicação volta a concorrer ao prêmio.
O jornal tem uma tiragem de 4,5 mil exemplares/mês, com distribuição dirigida aos funcionários da margem brasileira do Rio Paraná, órgãos públicos e empresas do setor energético.
O ‘‘JI’’, como é conhecido, traz reportagens sobre tecnologia no setor, ações culturais, segurança, meio ambiente, reportagens especiais e serviços. Mas, o que mais chama a atenção, é a seção ‘‘Causos de Itaipu’’.
‘‘Encontramos uma forma de ser menos técnico, com uma linguagem fácil e humorada. É um espaço para se contar as histórias vividas dentro da empresa, valorizando o peão e o operário anônimo. O peão é um contador de histórias em excelência’’, diz o jornalista Hélio teixeira, superintendente de Comunicação Social da empresa e responsável pelo projeto gráfico do jornal.
Teixeira conta que a Itaipu mudou seu conceito e a fase das grandes empreiteiras não existe mais. ‘‘Quando Euclides Scalco assumiu a direção-geral brasileira, percebeu que seria preciso mudar e tínhamos que e mostrar austeridade e eficiência. O jornal teve papel importante para essa mudança de comportamento’’, afirma Teixeira.

mockup