São Paulo, 05 (AE) - A revista "The American Lawyer" traz em sua última edição a lista dos advogados do século. São 33 os eleitos pela revista norte-americana. Entre os escolhidos está Jerome Rubin, criador do Lexis-Nexis e primeiro chairman do programa News in the Future (NiF) do Media Lab, do Massachusetts Institute of Technology (MIT). A revista o intitulou de "O Pesquisador". Rubin, partindo de uma base de dados minúscula da lei de Ohio, concebeu um serviço nacional em que os advogados podiam escrever uma pergunta em um computador e recebiam uma lista detalhada de toda a lei de casos relevantes. A idéia chegou à maturidade comercial e hoje é o sucesso Lexis-Nexis. A "The American Lawyer" o classifica como alguém de visão e sentido prático.
Segundo a revista, no processo de seleção, bastante direto, não bastava ao candidato ser um brilhante redator de petições ou um articulista esperto perante os tribunais. A revista buscou, com ajuda de doutores e acadêmicos, agentes de mudanças. Dentre os escolhidos estão homens e mulheres que foram responsáveis diretos pelas mudanças, ou fizeram parte de um movimento de vanguarda. A lista completa dos advogados eleitos pode ser acessada pela Internet no endereço http://www.lawnewsnet.com/stories/century_archive.html
Jerome Rubin tem atuado também, nos últimos anos, como consultor estratégico da AGÊNCIA ESTADO, que coordena a participação do GRUPO ESTADO no programa News in the Future do Media Lab. Nenhum outro grupo de comunicação do País tem esta posição.