Jânio ia fazer comício na Concha, mas chuva o impediu
No dia 20 de maio de 1960, Jânio Quadros chegou a Londrina sob forte chuva, o que o impediu de realizar um comício na Concha Acústica de Londrina. O evento teve de ser transferido para o Cine Londrina, na Avenida Paraná. Logo após desembarcar no aeroporto da cidade, Quadros se reuniu com o Arcebispo Dom Geraldo Fernandes, que expôs os problemas na região.
Posteriormente, quando teve uma reunião com produtores das classes produtoras da cidade, já tinha ciência das principais queixas que afligiam os produtores locais. Nessa reunião foram abordados temas de interesse econômico da região, como o confisco cambial, estradas e energia elétrica.
Em seu discurso, Jânio afirmou que o País poderia estar debatendo sobre o seu desenvolvimento, mas permanecia debatendo males que eram peculiares ao País, como mortalidade infantil e problemas sanitários e econômicos e soluções para a inflação. Ele apresentou o seu plano de governo e incluiu o fim do confisco cambial do café como uma das principais propostas. O confisco cambial retinha parte da renda da exportação do café para a industrialização do País, o que gerava bastante insatisfação dos produtores rurais, que já tinham sofrido perdas com geadas em 1953 e 1955. Ao anunciar a proposta do fim do confisco, Jânio foi aplaudido de pé na cidade.
O ex-presidente possuía uma relação estreita com o Paraná. Pouca gente sabe, mas o político foi eleito deputado federal pelo estado, mas nunca participou de uma sessão do Congresso, porque viajou para o exterior. Uma das pessoas com a qual Jânio tinha um relacionamento político próximo era com Abilon de Souza Naves, que se tornou Senador da República depois de ser eleito com 66,8% dos votos no Estado. Souza Naves era o nome mais cotado para se eleger Governador do Paraná, mas em 1959 sofreu uma parada cardíaca em Curitiba. Seu sucessor político foi Nelson Maculan, suplente de Souza Naves. Quando Jânio visitou Londrina em campanha, havia faixas com os dizeres "O PTB no Paraná com Jânio e Maculan".
Souza Naves virou nome de rua em Londrina e seu busto foi colocado na Praça Primeiro de Maio com a face voltada para onde ficava a antiga prefeitura de Londrina. (V.O.)





