A doutoranda em Química Caroline Santana publicou em seu perfil pessoal do Facebook um gráfico em que ela inseriu os dados de casos de Covid-19 no município de Jaguapitã para ver como está a curva de transmissão a partir dos dados fornecidos pela prefeitura e secretaria de saúde. Enquanto conversou com a reportagem, utilizou o adjetivo assustador várias vezes. “O resultado é assustador”. Não estou aqui para criticar ninguém, só quero fazer um alerta à todos para se cuidarem, pois ninguém é imune e todos somos suscetíveis a contrair esse vírus. Portanto, tomem cuidado”, disse ela na publicação.

A doutoranda em Química Caroline Santana publicou em seu perfil pessoal do Facebook um gráfico com a curva de transmissão da Covid-19 em Jaguapitã.
A doutoranda em Química Caroline Santana publicou em seu perfil pessoal do Facebook um gráfico com a curva de transmissão da Covid-19 em Jaguapitã. | Foto: Reprodução/ Caroline Santana

Segundo boletim epidemiológico da Sesa ( Secretaria de Estado da Saúde) do dia 14, a população do município é de 13.494 habitantes e há 25 casos confirmados da doença, três pacientes estão recuperados e foram registrados três óbitos no município. Há ainda uma amostras em análise (investigação). Os dados estão desatualizados em relação ao que é divulgado pelo município, que aponta que há 783 notificações; 85 casos confirmados; 35 curados; cinco óbitos e 196 pacientes em monitoramento.

Jaguapitã está com 783 notificações; 85 casos confirmados; 35 curados; cinco óbitos e 196 pacientes em monitoramento.
Jaguapitã está com 783 notificações; 85 casos confirmados; 35 curados; cinco óbitos e 196 pacientes em monitoramento. | Foto: Caroline Santana

Segundo Santana, quando viu que a cidade estava registrando um crescimento exponencial rápido, decidiu colocar os dados em um gráfico. “Esperava um crescimento, mas o salto foi muito grande. O crescimento não está nada linear”, destacou. Acostumada a lidar com gráficos em sua profissão, ela ressaltou que percebeu o respeito ao distanciamento social no comércio e entre as pessoas que circulam nas ruas. “As pessoas têm usado máscaras e o comércio está tranquilo. Todos estão respeitando as normas recomendadas. Jaguapitã foi incluída na quarentena da 17ª regional de saúde e manteve os estabelecimentos fechados, com controle na entrada dos estabelecimentos. Mas eu não sei como está a situação dentro das empresas.”

“As pessoas têm usado máscaras e o comércio está tranquilo"
“As pessoas têm usado máscaras e o comércio está tranquilo" | Foto: Caroline Santana

Segundo ela, o clima entre a família e amigos é assustador. “Agora começaram a falecer pessoas que minha mãe e meu pai conhecem e isso começa a assustar um pouco mais. Não tivemos muitos problemas em nosso bairro, mas é preocupante", destacou.

Jaguapitã está com 783 notificações; 85 casos confirmados; 35 curados; cinco óbitos e 196 pacientes em monitoramento.
Jaguapitã está com 783 notificações; 85 casos confirmados; 35 curados; cinco óbitos e 196 pacientes em monitoramento. | Foto: Caroline Santana

A reportagem falou com o prefeito do município, Ciro Brasil, e ele relatou que o maior desafio do município é fazer esse combate à pandemia com a queda de arrecadação. "Nosso desafio maior é o financeiro, porque a situação exige respostas rápidas, mas não temos recursos para fazer isso", declarou o prefeito. O prefeito Ciro Brasil declarou que há dois grandes frigoríficos na cidade: a Jaguafrangos e a JBS. "Há mais de 370 pessoas afastadas na Jaguafrangos, a maior empregadora da cidade, e mais de 90 empregados afastados na JBS", declarou.

CURVAS DE CONTÁGIO Paraná

Londrina

MAPA VEJA TAMBÉM Mapa em tempo real mostra a evolução do coronavírus no Paraná https://www.folhadelondrina.com.br/geral/mapa-do-coronavirus-no-parana-2982678e.html GRÁFICO DE CASOS POR DIA EM LONDRINA

OUTRAS CIDADES JUNTAS

CARDS DOS BOLETINS (PARANÁ, LONDRINA, BRASIL)

OUTRAS CIDADES SEPARADAS Curitiba

Maringá

Cascavel

Foz do Iguaçu

Campo Mourão