Jaguapitã apresenta curva de transmissão da Covid-19 acelerada


Vitor Ogawa - Grupo Folha
Vitor Ogawa - Grupo Folha

A doutoranda em Química Caroline Santana publicou em seu perfil pessoal do Facebook um gráfico em que ela inseriu os dados de casos de Covid-19 no município de Jaguapitã para ver como está a curva de transmissão a partir dos dados fornecidos pela prefeitura e secretaria de saúde. Enquanto conversou com a reportagem, utilizou o adjetivo assustador várias vezes. “O resultado é assustador”. Não estou aqui para criticar ninguém, só quero fazer um alerta à todos para se cuidarem, pois ninguém é imune e todos somos suscetíveis a contrair esse vírus. Portanto, tomem cuidado”, disse ela na publicação.


A doutoranda em Química Caroline Santana publicou em seu perfil pessoal do Facebook um gráfico com a curva de transmissão da Covid-19 em Jaguapitã.
A doutoranda em Química Caroline Santana publicou em seu perfil pessoal do Facebook um gráfico com a curva de transmissão da Covid-19 em Jaguapitã. | Reprodução/ Caroline Santana
 


Segundo boletim epidemiológico da Sesa ( Secretaria de Estado da Saúde) do dia 14, a população do município é de 13.494 habitantes e há 25 casos confirmados da doença, três pacientes estão recuperados e foram registrados três óbitos no município. Há ainda uma amostras em análise (investigação). Os dados estão desatualizados em relação ao que é divulgado pelo município, que aponta que há 783 notificações; 85 casos confirmados; 35 curados; cinco óbitos e 196 pacientes em monitoramento. 




Jaguapitã está com 783 notificações; 85 casos confirmados; 35 curados; cinco óbitos e 196 pacientes em monitoramento.
Jaguapitã está com 783 notificações; 85 casos confirmados; 35 curados; cinco óbitos e 196 pacientes em monitoramento. | Caroline Santana
 


Segundo Santana, quando viu que a cidade estava registrando um crescimento exponencial rápido, decidiu colocar os dados em um gráfico. “Esperava um crescimento, mas o salto foi muito grande. O crescimento não está nada linear”, destacou. Acostumada a lidar com gráficos em sua profissão, ela ressaltou que percebeu o respeito ao distanciamento social no comércio e entre as pessoas que circulam nas ruas. “As pessoas têm usado máscaras e o comércio está tranquilo. Todos estão respeitando as normas recomendadas. Jaguapitã foi incluída na quarentena da 17ª regional de saúde e manteve os estabelecimentos fechados, com controle na entrada dos estabelecimentos. Mas eu não sei como está a situação dentro das empresas.” 


“As pessoas têm usado máscaras e o comércio está tranquilo"
“As pessoas têm usado máscaras e o comércio está tranquilo" | Caroline Santana
 


Segundo ela, o clima entre a família e amigos é assustador. “Agora começaram a falecer pessoas que minha mãe e meu pai conhecem e isso começa a assustar um pouco mais. Não tivemos muitos problemas em nosso bairro, mas é preocupante", destacou.


Jaguapitã está com 783 notificações; 85 casos confirmados; 35 curados; cinco óbitos e 196 pacientes em monitoramento.
Jaguapitã está com 783 notificações; 85 casos confirmados; 35 curados; cinco óbitos e 196 pacientes em monitoramento. | Caroline Santana
 


A reportagem falou com o prefeito do município, Ciro Brasil, e ele relatou que o maior desafio do município é fazer esse combate à pandemia com a queda de arrecadação. "Nosso desafio maior é o financeiro, porque a situação exige respostas rápidas, mas não temos recursos para fazer isso", declarou o prefeito. O prefeito Ciro Brasil declarou que há dois grandes frigoríficos na cidade: a Jaguafrangos e a JBS. "Há mais de 370 pessoas afastadas na Jaguafrangos, a maior empregadora da cidade, e mais de 90 empregados afastados na JBS", declarou.

CURVAS DE CONTÁGIO Paraná

Londrina

MAPA VEJA TAMBÉM Mapa em tempo real mostra a evolução do coronavírus no Paraná https://www.folhadelondrina.com.br/geral/mapa-do-coronavirus-no-parana-2982678e.html GRÁFICO DE CASOS POR DIA EM LONDRINA

OUTRAS CIDADES JUNTAS

CARDS DOS BOLETINS (PARANÁ, LONDRINA, BRASIL)

OUTRAS CIDADES SEPARADAS Curitiba

Maringá

Cascavel

Foz do Iguaçu

Campo Mourão





Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Últimas notícias

Continue lendo