Itu restaura tecelagem para instalar shopping de fim de semana
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 17 de maio de 1999
Por José Maria Tomazela 
Itu, SP, 18 (AE) - O prédio da Fábrica de Tecidos Maria Cândida, erguido no início do século e tombado pelo patrimônio histórico, está sendo restaurado para abrigar um shopping de fim de semana, em Itu, a 98 quilômetros de São Paulo. O empreendimento, conhecido popularmente como "mercado de pulgas", é o primeiro do gênero no Brasil, segundo os empreendedores. A fábrica fica no centro histórico da cidade e estava desativada há duas décadas. A edificação, de 5,3 mil metros quadrados, deteriorava-se por falta de conservação. Sete empresas formaram um consórcio para lançar o shopping, cuja inauguração está prevista para o dia 15 de julho próximo.
O projeto, aprovado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), ocupará a área total da fábrica, de 26 mil metros quadrados. Somente na recuperação do prédio estão sendo investidos R$ 3 milhões. Mais R$ 1 milhão está sendo aplicado na estrutura complementar do empreendimento.
O terreno comportará 260 estandes de 7 a 16 metros quadrados, além de 21 quiosques de fast-food, restaurante e choperia, numa praça de alimentação de 1,2 mil metros.
Segundo o diretor comercial Claudemir Carlos de Moraes, os estandes venderão de artesanato e antiguidades a guloseimas e especialidades caseiras. Haverá ainda um teatro de lona com capacidade para 900 pessoas, onde serão realizados leilões e shows. O estacionamento vai acomodar 500 automóveis.
Moraes explicou que o empreendimento, denominado Weekend Market Itu, vai funcionar apenas nos fins de semana e feriados prolongados, o que dará uma média de 130 dias de atividades por ano. "São os dias mais propícios para esse tipo de comércio", afirmou. As áreas serão alugadas aos lojistas por períodos que vão de um fim de semana a um ano. Segundo o diretor comercial, será um espaço para diversão das famílias e compras a preços acessíveis, a exemplo dos "mercados de pulgas" existentes na França, Inglaterra, Argentina e Estados Unidos.
Itu foi escolhida porque a cidade recebe cerca de 15 mil turistas a cada fim de semana, além de ter localização estratégica, próxima da Grande São Paulo, entre Campinas, Sorocaba e Piracicaba.


