Paris, 15 (AE) - O governador de Minas, Itamar Franco (PMDB), chega a Paris na segunda-feira (18). Ele é o convidado de honra do colóquio internacional que a Associação pela Taxação das Transações Financeiras para a Ajuda dos Cidadãos (Attac) realizará nos próximos dias 23 e 24 na cidade de La Ciotat, sul da França, perto de Marselha. A "resistência à política econômica do FMI", "a ditadura dos mercados financeiros" e o "caráter despótico e nefasto da Organização Mundial do Comercio(OMC)" serão os principais temas dos debates. A discussão deverá constituir, na Europa, talvez o ato mais expressivo de preparação da contra-cimeira que Attac e numerosas outras ONGs farão en Seattle (Estados Unidos) no final de novembro, às vésperas da nova rodada de negociações da OMC para a liberalização mais ampla do comércio mundial.
O presidente de Attac, Bernard Cassen, igualmente diretor do jornal "Le Monde Diplomatique", justificando hoje o convite ao colóquio que formulou ao governador mineiro, declarou à Agência Estado: "Itamar Franco encarna o Brasil que disse "não"ao FMI. "São raríssimos hoje no mundo os responsáveis políticos de estatura nacional que ousam, como ele, assumir uma posição de resistência ao neoliberalismo dominante e desastroso".
Segundo Cassen, no pronunciamento que fará na sessão plenária do colóquio, dia 24, o governador "explicará por que Minas se insurgiu contra a política do FMI adotada por Brasília e destinada a recolonizar o Brasil e condenará o programa de privatizações à matroca do patrimônio nacional como um dos instrumentos de tal política".
A outra personalidade que deverá atrair as atenções em Ciotat é o líder camponês José Bové, que encabeçou na França o recente movimento contra os restaurantes McDonalds em represália às sobretaxas impostas pelos Estados Unidos a produtos comestíveis franceses de luxo no quadro da "briga" entre Washington e Bruxelas por causa da recusa desta de importar carne de boi americano tratado com hormônios.
Do chamado "programa de resistência" do governador mineiro na França consta, ainda, sua presença nas tribunas da Assembléia Nacional, no dia 26, quando ocorrerá o grande debate parlamentar sobre os diferentes aspectos das negociações a serem efetuadas em Seattle sob a égide da OMC. Bernard Cassen adiantou que Itamar Franco terá a oportunidade de falar sobre o assunto com os parlamentares franceses, sobretudo com os pertencentes aos grupos de cooperação com o Brasil e a América Latina durante a recepção que lhe será oferecida pelos membros da Mesa Diretora da Assembléia. O presidente desta, Laurent Fabius (do Partido Socialista), deverá encontrar Itamar na ocasião, conforme adiantou Cassen. O governador terá também audiências com responsáveis das seções internacionais dos principais partidos politicos franceses.
Pelo menos por enquanto, não está previsto nenhum encontro de Itamar com o presidente Jacques Chirac ou com o primeiro-ministro Lionel Jospin. Em sua permanência (até dia 28) na Europa, ao lado da "agenda doutrinária", conforme o presidente de Attac, Itamar Franco cumprirá um programa "mais pragmático". Na próxima terça-feira, ele irá à cidade italiana de Saint Vincent (no Valle dAosta) participar de um fórum econômico reunindo empresários de paises lusófonos e francófonos. No dia 25, ao regressar a Paris do colóquio de La Ciotat, almoçará com empresários e brasilianistas franceses na Maison de lAmérique Latine (Boulevard Saint Germain).
Ainda visando à captação de investimentos franceses e europeus para Minas, o governador comparecerá ao encontro de dirigentes de bancos com empresários que se desenrolará entre os dias 26 e 27 na cidade balneária de Deauville.