Belo Horizonte, 08 (AE) - O governador de Minas Gerais, Itamar Franco (PMDB), criticou hoje o presidente do Banco Central (BC), Armínio Fraga Neto, que, no dia 1.º, deu declarações a investidores estrangeiros, em Nova York, desaconselhando a aplicação de recursos no Estado. Itamar, que se manifestou publicamente sobre o assunto pela primeira vez, comentou um convite feito a Fraga Neto pelo Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros (Ibef) em Minas Gerais, para que ele venha a Belo Horizonte, no dia 21, receber uma homenagem da entidade.
"Tivesse ele (Fraga Neto) certa vergonha, tivesse ele certa consciência, não pisaria em solo mineiro", disse o governador, ao discursar, no Palácio da Liberdade, para representantes de mais de 30 entidades que lhe entregaram moção de repúdio às declarações do presidente do BC. "Não adianta dizer que vem a Minas pedir desculpas aos mineiros, as desculpas não podem e não devem ser aceitadas", ressaltou Itamar. O governador também direcionou as críticas ao Palácio do Planalto.
"Se nós tivéssemos hoje um governo sério neste País, esse homem teria sido demitido em Nova York, não chegaria ao Brasil como presidente do Banco Central", afirmou.

mockup