Itamar chega a Brasília amanhã
PUBLICAÇÃO
sábado, 27 de fevereiro de 1999
Por Tânia Monteiro 
Brasília, 28 (AE) - O governador de Minas Gerais, Itamar Franco (PMDB), antecipou sua chegada a Brasília para a manhã desta segunda-feira, com uma agenda aberta. Ele era esperado depois de amanhã (02) pela manhã , quando participa, às 11 horas
de uma reunião com os 27 senadores do PMDB. Na terça-feira Fernando Henrique receberá o governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, para uma conversa na qual vão discutir as dificuldades do Estado.
Fernando Henrique ainda acredita que Itamar Franco pode ser convencido a comparecer ao encontro. O presidente tem tentado se encontrar com o ex-presidente mas até agora todas as iniciativas foram frustradas. Na reunião da sexta-feira, com governadores, Fernando Henrique foi aconselhado pelo governador do Acre, Jorge Viana, do PT, a não medir esforços para abrir um diálogo com Itamar. O presidente, um tanto desanimado , lembrou que o governador mineiro não quer a reaproximação. Viana disse ao presidente que insistisse mais uma vez.
PT - Apesar das negativas de Itamar, ainda há disposição do presidente de conversar com seu antecessor. FHC reconhece o esforço do principal partido opositor do governo, o PT, nesta negociação. Amanhã (01) José Dirceu, presidente nacional do PT, vai conversar novamente com Itamar. Mas ele garante que o objetivo da conversa não é partidária."Ninguém do PT vai intermediar isso", disse.
O presidente de honra do PT, Luís Inácio Lula da Silva, no entanto, acha que o início do diálogo está muito próximo. O presidente Fernando Henrique já sabe que Itamar não acompanhará Olívio Dutra na terça-feira. Mas espera que na conversa com o governador gaúcho as tensões sejam quebradas e que sirva para seu antecessor entender a importância de uma reaproximação, pois os estados estão acima dos problemas políticos e até pessoais.
O presidente do PMDB, Jáder Barbalho, diz que o seu partido já fez o que podia para reaproximar Itamar de Fernando Henrique e faz questão de lembrar que o governador mineiro será muito bem recebido na reunião dos senadores do partido.


