Belo Horizonte, 08 (AE) - O governador de Minas Gerais, Itamar Franco (PMDB), convidou hoje o embaixador José Aparecido de Oliveira para ser o chefe do escritório de representação do Estado na França.
O cargo em Paris, no entanto, ainda depende da aprovação da Assembléia Legislativa.
Para o embaixador, que anunciou hoje a disposição de aceitar o convite, o escritório em Paris é uma consequência política das declarações do presidente do Banco Central (BC), Armínio Fraga Neto, desaconselhando investimentos em Minas Gerais. Segundo ele, é também uma resposta ao governo federal na defesa da autonomia dos Estados.
A criação do escritório de representação na França foi um dos projetos que surgiram na viagem do governador à Europa, em outubro. Além de usar o escritório para realizar parcerias comerciais com empresários franceses, Itamar pretende que a representação de Minas Gerais em Paris funcione como uma porta de entrada para a Europa.
Foram enviadas à França nos últimos dois meses duas missões com representantes do governo mineiro. De acordo com o secretário do Planejamento do Estado, Manoel Costa , que chegou há uma semana da última missão, existem boas oportunidades de negócios para Minas Gerais na Europa.
A aproximação com os europeus foi o caminho encontrado pelo governo de Minas Gerais para atrair investimentos estrangeiros, uma vez que a relação com os investidores norte-americanos tem sido complicada. "Nos completamos muito mais com os europeus", justificou o secretário do Planejamento.
As relações comerciais com os Estados Unidos se complicaram desde que Itamar entrou na Justiça contra os sócios americanos da Companhia Energética do Estado de Minas Gerais (Cemig). A Embaixada dos Estados Unidos chegou a divulgar nota de protesto, comentando os prejuízos que a atitude do governo mineiro poderia representar para as relações comerciais entre os dois países.